Conselho Regional do IEL Ceará, presidido por Ricardo Cavalcante, aprova prestação de contas de 2022 e valida ações estratégicas em desenvolvimento em 2023

O Conselho Regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) reuniu-se na última quarta-feira (12/4) para analisar e aprovar a prestação de contas contábil e financeira de 2022 do Instituto. A reunião foi conduzida pelo Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Diretor-Presidente do IEL Ceará, Ricardo Cavalcante, e contou ainda com a participação dos conselheiros Chico Esteves, Diretor Administrativo da FIEC; Sampaio Filho, Diretor de Inovação da FIEC; Paulo André Holanda, Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará; e Cristiane Borges Braga, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

A Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, iniciou a reunião apresentando os resultados de 2022. Entre os números de destaque, estão o crescimento de 377% na geração de caixa de 2019 até 2022, um superávit financeiro 194% superior à meta de 2022 e a sustentabilidade financeira geral de quase 130% em 2022.

Em relação ao desempenho operacional, o IEL Ceará superou todas as metas estabelecidas pelo IEL Nacional. Ao longo do ano, o Instituto capacitou cerca de 3.500 alunos, realizou 186 cursos e palestras, inseriu mais 4 mil estagiários nas empresas, atendeu a 248 empresas de todos os portes com mais de 15 mil horas de consultorias.

“Há muitos players no mercado trabalhando a educação e a gente vem conseguindo, mesmo nesse ambiente altamente competitivo, avançar e se firmar cada vez mais. Conquistar esses resultados é extremamente desafiador. Para obtê-los, tivemos de nos reinventar e agregar valor às nossas soluções para que o mercado nos perceba e escolha o  IEL Ceará”, explicou Dana.

Além dos resultados de 2022, a Superintendente adiantou os números referentes ao desempenho do primeiro trimestre de 2023 e algumas ações estratégicas programadas para este ano e que já vêm sendo executadas, como o novo site/e-commerce do IEL Ceará, com várias modalidades de pagamento, e a plataforma Mundo IEL, que está em fase de experimentação e em breve estará disponível, trazendo novas oportunidades para os clientes a partir da adoção do metaverso. 

“Toda a organização que a gente fez no IEL foi para potencializar as nossas ações e poder dar novos passos. E para dar novos passos, a gente precisa investir em tecnologia, em plataformas e em inovação. É isso que a gente vem fazendo e neste ano iremos avançar ainda mais para reverberar todos esses investimentos para o mercado”, destacou a Superintendente. Ela acrescentou que no dia 27/4, o IEL Ceará fará um grande evento com o objetivo de apresentar o seu novo posicionamento para o mercado como Escola de Gestão e Aceleração de Negócios. O evento contará com uma palestra do guru mundial da inovação, Hitendra Patel.   

Após a apresentação de Dana Nunes, o Presidente Ricardo Cavalcante se pronunciou parabenizando os resultados da Casa e ressaltou a grande evolução no atendimento do IEL Ceará às empresas cearenses.  

“Sempre digo que o nosso objetivo aqui é fazer entrega e o IEL Ceará vem mostrando um crescimento espetacular com entregas relevantes para as empresas e para a sociedade como um todo. Fico muito feliz com esses resultados, não só do IEL, mas também do SESI e do SENAI que também estão com resultados muito bons. Essa entregas devem-se à forma como vocês (IEL, SESI e SENAI) vêm trabalhando no dia a dia. A gente precisa cada vez mais trazer o empresário aqui para dentro da Federação - porque aqui é a Casa da Indústria, independentemente se é pequena, média ou grande - e transformar a condição de vida de milhares de pessoas. Hoje temos mais de 400 mil pessoas que trabalham diretamente na indústria e a gente tem uma responsabilidade muito grande com o que está por vir”, pontuou o Presidente.

Ao final da reunião, os conselheiros aprovaram as contas do Instituto sem ressalvas, a exemplo do Conselho Fiscal do IEL Ceará, que se reuniu no dia anterior (11/4) para também analisar a prestação de contas de 2022. Na ocasião, participaram da reunião os conselheiros Carlos Rubens Alencar, Presidente do Simagran; Edgar Gadelha, Presidente do Sindcarnaúba; e Osterno Júnior, Presidente do Sindmóveis. Eles não só aprovaram a prestação de contas como também o relatório da auditoria referente ao quarto trimestre de 2022.  

Também participaram das duas reuniões a Gerente de Planejamento da FIEC, Débora Capistrano, a Business Controller do IEL Ceará, Jamille Alencar, a Gerente de Inovação do IEL Ceará, Margaret Lins, e a Coordenadora das Áreas de Educação Executiva e Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Lourena Cordeiro.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA