Ricardo Cavalcante recebe Presidente da FIEMT e comitiva

Uma comitiva formada pelo Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso (FIEMT), Silvio Cezar Pereira Rangel, a Superintendente da FIEMT e do IEL Mato Grosso, Fernanda Campos, e o Gerente do Observatório da Indústria da FIEMT, Pedro Máximo, realizou uma visita à Casa da Indústria da FIEC, nesta terça-feira (04/04), para estreitar relações e conhecer de perto as soluções implementadas no Sistema FIEC. O grupo foi recepcionado pelo Presidente Ricardo Cavalcante e pela Diretoria da FIEC com um almoço, seguindo para apresentações do Observatório da Indústria, do projeto de H2V, do Atlas Eólico e Solar do Ceará e do Núcleo ESG da FIEC.

Sampaio Filho, Diretor de Inovação da FIEC e Líder do Observatório da Indústria, apresentou à comitiva os principais resultados da transformação digital vivida pela Federação, destacando entregas que contribuíram e contribuem para a maior celeridade, qualidade e eficiência dos processos. “O pessoal pensa que transformação digital só é com o setor de tecnologia, mas envolve muito mais: o setor jurídico, as contratações, [...] o nosso setor de compliance, que hoje é automatizado, a automação da nossa auditoria interna, tudo isso também é transformação digital”, enfatizou o Diretor.

O grupo de Mato Grosso pôde conhecer em detalhes como funciona o Observatório da Indústria e visualizar, de perto, a capacidade que o setor de inteligência da FIEC apresenta. O Gerente do Observatório, Guilherme Muchale, trouxe alguns dos principais trabalhos desenvolvidos com o enorme aporte de dados e informações que a ferramenta fornece.

Referindo o trabalho conjunto das Federações em prol do futuro da indústria no país, Ricardo Cavalcante destacou que as possibilidades criadas por iniciativas como o Observatório da Indústria e a transformação digital são algo necessário para a tomada estratégica de decisões. “A gente precisa ir atrás de soluções como essas, do melhor, da mais completa transformação digital, das melhores práticas que estão em andamento, e trabalhar no desenvolvimento das futuras. É uma tarefa de cada um de nós”, pontuou o Presidente.

A noção de que o trabalho é conjunto e depende de cada pessoa foi um dos pontos que Ricardo Cavalcante ressaltou para o grupo como fundamental para o sucesso do Sistema FIEC. “Nós buscamos um grupo em que todos estivessem imbuídos da mesma vontade de acertar sem fazer críticas destrutivas – as críticas têm que ser construtivas –, e nós conseguimos. Isso é algo importante que temos que valorizar”, contou. Dana Nunes, Superintendente do IEL, acrescentou que essa perspectiva de trabalho em conjunto em prol do Sistema como um todo, e não de divisão entre as casas, é uma característica muito forte da FIEC que se reflete nas soluções criadas e na forma de trabalhar. “A ideia é trabalhar a educação, a tecnologia, a informação para quem buscar, para que o Sistema saia com a solução, independente de ser SESI, SENAI ou IEL”, complementou. 

O projeto de Hidrogênio Verde, que traz uma nova e promissora realidade para o Ceará, foi apresentado à comitiva por Jurandir Picanço, Consultor de Energia da FIEC, que mostrou ainda uma análise do setor energético do Mato Grosso aos convidados. O Atlas Eólico do Ceará foi apresentado pela bolsista da Unidade de Inovação e Tecnologia do SENAI Ceará, Camylla Melo.

A Coordenadora do Núcleo ESG da FIEC, Alcileia Farias, levou ao grupo as principais informações sobre a implementação do Núcleo e do Selo ESG FIEC, com base nas principais diretrizes do conceito de Ambiental, Social e Governança defendidos mundialmente.

Os representantes da FIEMT destacaram que as soluções existentes na FIEC sinalizam diversas possibilidades para o cenário local e nacional. “Achei fantástico porque é um sistema consultivo ‘na veia’. Você vai lá e direciona seu público para o local certo, com base nas necessidades dele, e fornece tudo o que ele precisa, partindo dos serviços ofertados pelas casas e pelas ferramentas que vocês tem aqui. E tudo isso está integrado dentro de um mesmo sistema”, exaltou o Gerente do Observatório da Indústria da FIEMT, Pedro Máximo. O Presidente da FIEMT, Silvio Cezar Pereira Rangel, assegurou ao final do encontro: “vamos trabalhar juntos. As soluções que vocês têm aqui são fantásticas. Acredito que com elas vocês conseguem oferecer até melhorias para governos, não apenas para a indústria. [...] [São] muitos recursos e práticas que com certeza podem facilitar e aprimorar o nosso trabalho”.

O 1º Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado; o Superintendente Regional do SESI e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; e o Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes, também estiveram presentes no momento.

O grupo de Mato Grosso ainda irá conhecer mais sobre a atuação do IEL, SESI e SENAI no Ceará e sobre o modelo de atuação da FIEC junto aos sindicatos na quarta-feira, 05/04, em um segundo momento da visita.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA