Centro Internacional de Negócios recebe o evento 'Welcomex', com foco na discussão sobre a internacionalização do Ceará

O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu, nesta quarta-feira, 29/03, o ‘Welcomex’, evento realizado em parceria com o Núcleo de Práticas em Comércio Exterior (NUPEX) da Universidade de Fortaleza (Unifor) e o Ceará Global. A iniciativa promoveu uma palestra sobre as perspectivas do Ceará no mercado internacional, com participação da Gerente do CIN, Karina Frota; do Técnico do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), Davi Montefusco; da Coordenadora do NUPEX, Mônica Luz; do Professor de Negócios e Relações Internacionais da Unifor, Philippe Gidon, e da Supervisora do Ceará Global, Carolina Vasconcelos. O momento foi voltado para alunos de Comércio Exterior da Universidade de Fortaleza, trazendo um panorama dos principais mecanismos envolvidos no cenário da internacionalização do Estado.

Karina Frota apresentou o Centro Internacional de Negócios e o trabalho que é desenvolvido na instituição, explicando como acontece a consultoria em exportação realizada pelo CIN e destacando sua importância para a própria definição da viabilidade de exportação de determinados produtos. “É muito comum a empresa ter o desejo de vender a sua mercadoria para o mercado internacional e, nessa etapa, da consultoria de exportação, acontecer de o produto vir a ser inviável para determinado tipo de mercado. Quando é possível, nós ajustamos as velas e mudamos a rota, alteramos o mercado, adaptando esse desejo de exportar à realidade”, contou, enfatizando ainda que a FIEC é “a única federação que trabalha com mercado internacional nas duas vias, tanto na exportação quanto na importação”.

Davi Montefusco, técnico do PEIEX, explicou aos alunos a iniciativa, que foca na exportação de produtos de pequenas empresas e, mais recentemente, na interiorização das ações. O programa, que já atuou com empresas da Capital e Região Metropolitana, tem buscado expandir para o interior do Ceará. “Nós vemos a oportunidade de mostrar que no nosso interior também tem muita fábrica, muito potencial e muitos setores, e o objetivo do PEIEX é esse, de a gente trazer essas empresas mais próximas e fazer esses movimentos em determinadas regiões em que a gente vê um potencial distinto. Os empresários querem mostrar que o interior também consegue trazer essas coisas, que ele é qualificado também, e nós buscamos preparar essas empresas para o processo de exportação”, pontuou.

A importância de ações voltadas para a formação de uma mão de obra especializada para atuar no mercado internacional também foi tema do evento. Mônica Luz, Coordenadora do NUPEX, destacou que o Núcleo atua fortemente nessa capacitação. “Existe uma percepção, tanto da indústria como do Governo, de que a Academia também precisa preparar essa mão de obra para trabalhar com o comércio internacional. E nós trabalhamos juntos, em sinergia, criando vários projetos nessa parceria entre alunos, empresas, Unifor, CIN, Academia e indústria”, destacou.

O Ceará Global é outro exemplo de iniciativa que promove essa interação entre instâncias diversas. O projeto de mídia reúne notícias e informações com o objetivo de atrair investimentos para o Ceará. “A gente está buscando que o mundo encontre o Ceará. Nós trazemos e formatamos estudos, desenvolvendo conteúdo com o objetivo de atrair investimentos estrangeiros. E um resultado desse nosso objetivo é que em uma das principais redes em que a gente atua, que é o LinkedIn, nós temos mais de 11.000 seguidores, o que é um alcance muito interessante”, explicou Carolina Vasconcelos, Supervisora do Ceará Global. A iniciativa dá nome também ao principal evento do Estado acerca da internacionalização da economia do Ceará.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA