Seminário Internacional SESI SENAI de Educação inicia com debate sobre desenvolvimento, inclusão e desafios

Na tarde desta quinta-feira, 16/03, foi iniciado o Seminário Internacional SESI SENAI, um evento que faz parte da programação do Festival SESI de Robótica, realizado no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF). O tema desta edição é “Educação e Desenvolvimento - Desafios e Perspectivas”.

Da abertura institucional do seminário participaram: o Diretor Superintendente do SESI e Diretor Geral do SENAI, Rafael Lucchesi; o Ministro da Educação, Camilo Santana; e o ex-Ministro de Educação e Ciência de Portugal, Nuno Crato.

Em sua fala, Lucchesi falou sobre o que justificou a realização do encontro: “Ao pensar este seminário, pensamos em uma agenda de diálogo; acompanhar as experiências que acontecem no Brasil e as internacionais; pensa em uma escola de dialogue com o século XXI, que possa se tornar em um espaço mais atrativo, inovador e conectado; entender que estamos vivendo em uma sociedade do conhecimento, com uma enorme velocidade de transformação, e a escola não pode ficar apartada deste processo, a fim de resolver um grande problema de exclusão e pobreza”, disse.

A educação como política do Estado

Já o Ministro da Educação, Camilo Santana, discursou aos presentes sobre os desafios na educação brasileira: “Apenas 64% dos alunos que entram no Ensino Fundamental conseguem concluir o Ensino Médio, em nosso país; a forte evasão que existe em nossas escolas. (...) Há a necessidade da equidade. Se nós formos olhar os indicadores, os jovens negros e mais pobres são os que tem os menores resultados na qualidade da educação. Então, existem desigualdades enormes regionais, estaduais, e também de raça e gênero.”

O Ministro também enfatizou que a Educação precisa ser tratada como uma política de Estado, e não como de Governo, que dependa de quem está no mandato executivo: “Neste momento de recuperação orçamentária do Ministério da Educação, temos desafios enormes. Mas nós não precisamos inventar a roda. Já existem experiências exitosas, em vários estados. Precisamos criar um política que a gente possa ampliar e garantir uma escola de tempo integral e já estamos discutindo, com o SESI e o SENAI, para também fazermos uma parceria com os equipamentos que temos, hoje, disponíveis nos estados brasileiros, para que a gente possa absorver matrículas do ensino médio no tempo integral. Na profissionalização, queremos alcançar as metas do Plano Nacional de Educação e, praticamente, dobrar o número de matrículas no ensino profissionalizante, nos próximos anos.”, disse. “Precisamos construir tudo isso juntos, porque a Educação precisa estar acima de qualquer questão política, partidária e ideológica, para garantir que esses jovens e crianças possam ter uma oportunidade digna de vida e de um futuro melhor”, concluiu.

Estiveram presentes na abertura do Seminário: a Gerente da Unidade de Educação e Cultura do SESI Ceará, Ana Paula Pinho; a Gerente da Unidade de Educação do SENAI Ceará, Sônia Parente; a Assessora Especial da Superintendência do SESI Ceará, Manoella Amaro; o Assessor de Comunicação do SESI Ceará, Richell Martins; o Vice-Governador do Maranhão, Felipe Costa Camarão; o Presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi; o Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Vitor de Angelo; o Presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede), Ricardo Tonassi; a Presidente Executiva do Movimento Todos Pela Educação, Priscila Cruz; a Pesquisadora associada à Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), Pilar Lacerda; a Presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Leopoldina Veras; além de secretários estaduais de Educação, docentes e estudantes.


LEIA MAIS

Abertura oficial do Festival SESI de Robótica reúne milhares de estudantes em Brasília (DF), com participação do Presidente da CNI

Delegação de robótica do Ceará visita SESI Lab, em Brasília, com a presença de Paulo André Holanda


(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA