Núcleo de Inovação Tecnológica do SENAI Ceará realiza atendimentos pelo Catalisa ICT

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), do SENAI-CE, além de realizar a gestão da inovação na instituição, está voltado para a prestação de serviços relacionados à proteção legal de tecnologias inovadoras. Dessa forma, a equipe atende aos pesquisadores da própria instituição ligada à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), além dos industriais e startups.

O diferencial do NIT é a consultoria para planos de inovação de todo o país. Atualmente, são aproximadamente 10 projetos com potencial de negócios inovadores de base tecnológica, por meio do Edital Catalisa ICT.
Vários produtos já foram patenteados com empresas associadas. Um deles foi a invenção da pré-mistura à Base de Fécula de Mandioca. A substância foi desenvolvida com a empresa Pão de Tapioca e o título foi conferido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI.

O produto, desenvolvido com apoio da Plataforma de Inovação da Indústria, tem textura e consistência semelhantes às obtidas com a utilização de glúten, assegurando o consumo seguro para os alérgicos e intolerantes à lactose.
O NIT/SENAI Ceará assessora empreendedores nos temas relacionados à propriedade intelectual, tais como: proteção por meio de patente, registro de programa de computador, marca, valoração, negociação e transferência de tecnologia.

Já o Catalisa ICT é iniciativa articulada pelo SEBRAE, em parceria com entidades do ecossistema nacional de inovação, com o objetivo de acelerar e fomentar negócios inovadores de base tecnológica, para alavancar a geração de riqueza e bem-estar para a sociedade. Os resultados da unidade mostram o comprometimento do SENAI Ceará com a proteção intelectual dos pesquisadores, segundo a Consultora da instituição, Ronara Marques. “O serviço prestado requer um conhecimento especializado das normas jurídicas do Direito empresarial e trazem resultados esperados, como a segurança jurídica. A consequência, no mundo corporativo, é o aumento de competitividade entre as empresas que trouxeram ao mercado um produto inovador com alta efetividade”, disse.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA