Presidente da FIEC recebe estudantes no lançamento do Projeto Prepara SESI Enem em solenidade que também comemora os 50 anos do SIMEC

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, recebeu, hoje (09/02), nos auditórios Waldyr Diogo e José Flávio Costa Lima, na Casa da Indústria, um grupo de 900 estudantes das escolas SESI e SENAI das unidades da Barra do Ceará e Parangaba, em Fortaleza, para a cerimônia de lançamento do  ‘Prepara SESI Enem’. O projeto é voltado aos estudantes do segundo e terceiro ano do novo ensino médio e a solenidade também fez parte das comemorações dos cinquenta anos do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e de Material Elétrico no Estado do Ceará (Simec), associado à FIEC.

Ao ministrar a palestra de boas-vindas, Ricardo Cavalcante parabenizou os alunos e os incentivou a estudar ainda mais. “Eu acredito que só existe uma saída para este país: educação”, disse. Ao abordar o tema, o Presidente da FIEC destacou os números da sua gestão. “Quando eu assumi a Presidência da FIEC, em setembro de 2019, nós tínhamos 954 alunos nas escolas. Hoje, são 4004 alunos. E, com certeza, a partir do ano que vem, se Deus e Nossa Senhora quiserem, nós vamos iniciar com mais de 7000 alunos”, enfatizou. Ricardo Cavalcante também reforçou os investimentos realizados. “Nós estamos trabalhando desde a educação básica à educação superior e, sem dúvida, os professores e colaboradores são o maior patrimônio do Sistema FIEC”, falou sob aplausos.

Ao agradecer o momento, o Presidente do Sindicato e líder do Observatório da Indústria, Sampaio Filho, reconheceu o quanto o encontro pode ajudar no crescimento profissional dos jovens. “Essa iniciativa tem o objetivo de despertar o melhor deles. Queremos ouvi-los, porque, às vezes, nós temos um potencial, mas não conseguimos externalizá-lo”, contou.

O futuro promissor de cada estudante também foi abordado na apresentação do Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda. “Hoje, proporcionalmente, o Ceará ocupa o primeiro lugar no país em números de escolas em tempo integral. Esse dado nos enche de esperanças para que possamos continuar firmes e nos aprimorando ainda mais. Ontem, por exemplo, nós tivemos a grata satisfação de termos sido reconhecidos pela Ministra da Economia, Trabalho e Turismo do estado federado da Alemanha de Baden-Württemberg, Nicole Hoffmeister-Kraut, como um Estado referência em educação”, disse. Na ocasião,  a Ministra participou da visita dos executivos alemães às instalações do SESI SENAI da Barra do Ceará, onde um Centro de Excelência em Transição Energética será construído.

O lançamento do Projeto Prepara SESI Enem também contou com a participação do Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes, e da Presidente do Sindicato das Indústrias de Torrefação e Moagem de Café no Estado do Ceará (Sindcafé), Milene Alves Pereira.

Um momento de destaque do evento foi a participação do escultor cearense Edismar Arruda, autor de 20 obras expostas no pátio da FIEC. O artista plástico nasceu em Nova Jaguaribara, no interior do Ceará, e começou a fazer os primeiros trabalhos ainda na infância. Hoje, aos 35 anos, várias obras já foram comercializadas em alguns países. “É a realização de um sonho. Essa é a palavra certa. Eu saí do interior, onde fazia miniaturas de 15 e 20 centímetros e, hoje, expor as peças na Federação das Indústrias do Estado do Ceará é um orgulho muito grande. Estou muito feliz em fazer parte da comemoração dos cinquenta anos do Simec. Tenho certeza que qualquer artista gostaria de viver essa experiência”, disse.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA