Comitiva alemã de Baden-Württemberg visita instalações do SESI SENAI da Barra do Ceará


O Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Carlos Prado, recebeu hoje (08/02) a visita de uma comissão de 40 executivos alemães, na unidade do SESI/SENAI da Barra do Ceará, em Fortaleza.
A comitiva que já havia passado pelo Chile e, aqui no Ceará, tinha conhecido o Complexo do Pecém, veio, desta vez, conferir o trabalho da FIEC voltado para a produção de Hidrogênio Verde (H2V). “A Federação das Indústrias do Ceará está pronta para oferecer os serviços de educação e treinamento da mão de obra necessária aos investimentos. O apoio dos países interessados na aquisição do H2V e detentores de tecnologia será fundamental”, afirmou Carlos Prado.

Carlos Prado citou ainda os bons resultados obtidos da parceria entre o Ceará e o Porto de Rotterdam, além do aeroporto de Frankfurt. “A disponibilidade de terras a preços baixos, em uma Free Zone, a única do Brasil em funcionamento, junto a um Porto adequado, com grande área disponível para a eletrolisação, além de ser livre de impostos, tornam o Ceará viável a curto e médio prazo”, concluiu.

Os executivos da FIEC receberam à Ministra da Economia, Trabalho e Turismo do estado federado de Baden-Württemberg, Nicole Hoffmeister-Kraut, que foi acompanhada por uma comitiva de 40 executivos alemães e pesquisadores do estado, além dos deputados Alexander Schoch e Boris Weirauch.

A Ministra discursou depois de conhecer de perto a área onde será construído o Centro de Excelência em Transição Energética na unidade do SESI/SENAI da Barra do Ceará. “Estamos certos de que a Federação das Indústrias do Ceará está viabilizando uma unidade voltada para o que especialistas do mundo inteiro classificam como o combustível do futuro”, disse. Nicole Hoffmeister-Kraut ainda complementou: “Fiquei feliz de termos tido a oportunidade, hoje, de conhecer as instalações do SESI SENAI Ceará que tem trabalhado com as energias renováveis. Afinal, é muito importante nós qualificarmos a nossa geração para os novos desafios que temos que enfrentar”, disse.

A ministra coordena uma área estratégica no Estado alemão de Baden- Württemberg, que conta com 10 milhões de habitantes. A região, no sudoeste do país, reúne expressivas empresas como, por exemplo, a Mercedes, Porsche, (do setor automobilístico), SAP (o software empresarial mais usado no mundo), Wurth (ferramentas), além da Boss (vestuário).

A visita contou com a participação de vários representantes da FIEC, entre eles, o Consultor de Energia, Jurandir Picanço; o Presidente do Conselho Temático de Infraestrutura, Heitor Studart; o Gerente do SENAI Barra do Ceará, Sales Brandão, o Gerente do Instituto SENAI de Tecnologia de Maracanaú, Carlos Egberto; a especialista em energias renováveis, Isabela Maciel; e o Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, que destacou os serviços  desenvolvidos na unidade do SESI SENAI da Barra do Ceará para a conclusão do Centro de Excelência em Transição Energética. “Nesta unidade estão sendo oferecidos diversos cursos na área de distribuição de energia, energia solar, automação, automotiva, entre outros e além disso, está sendo construído o Centro de Excelência para Transição Energética, onde serão ofertados cursos para preparação de mão-de-obra qualificada para trabalhar nas usinas de Energia Eólica e de Hidrogênio Verde (H2V) previstas para o estado. Temos certeza que a Sra. Ministra Hoffmeister-Kraut e sua comitiva constatarão que estamos em perfeita sintonia com os princípios defendidos pelo Governo alemão e pelos grandes players mundiais do setor”, disse.

Paulo André Holanda fez questão de enfatizar o trabalho feito em parceria com a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ) sendo, em seguida, aplaudido.

A visita contou ainda com a participação da Consultora Internacional da FIEC, Monica Saraiva Panik, e do Secretário Executivo da Indústria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado do Ceará (SDE), Joaquim Rolim.

Por fim, o Diretor do Programa H2Brasil da GIZ, Markus Franke, apresentou o projeto de cooperação internacional Brasil - Alemanha na temática do hidrogênio verde, que prevê dentre as ações a formação de professores e a instalação de laboratórios, cujo SENAI Ceará será uma das instituições beneficiadas.

O Consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço, disse que a visita da comitiva alemã foi vista como um ótimo sinal para a continuidade do trabalho voltado para essa importante área. “Nós mostramos a quantidade de iniciativas que foram desenvolvidas, aqui no Ceará, com o apoio das empresas alemã e do governo alemão. É, portanto, um fato muito interessante. As energias renováveis do Ceará tiveram a participação de alemães com tecnologia, com financiamento, em todos os momentos”, concluiu.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA