Inclusão: A capacitação de pessoas com deficiência nas indústrias

A empresa Grendene, situada em Sobral, em parceria com o SENAI Ceará, por meio do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI), em projeto piloto sobre carreira e empoderamento, desenvolveu uma capacitação para pessoas com deficiência (PCD). A qualificação aconteceu nos dias 25,26 e 27 de janeiro.

O objetivo da capacitação é ajudar a fazer a inclusão destas pessoas para o mercado de trabalho. “Este é um grupo de pessoas que passam por dificuldades de inclusão no mercado de trabalho, além de enfrentar o capacitismo e a discriminação por serem vistos como incapazes de trabalhar ou de cuidarem de si mesmos”, afirmou Douglas Carioca, Especialista Educacional e gestor do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI).

A capacitação foi realizada de forma lúdica e descontraída que favoreceu um espaço de escuta ativa, facilitando as abordagens de temas complexos, como o próprio capacitismo. Outros temas abordados nos encontros foram as habilidades socioemocionais e plano de carreira.

“Esta iniciativa foi disponibilizada para mais de 100 pessoas e está conectada com nossa aspiração de avançarmos nas parcerias com indústrias que promovam e valorizem a inclusão e diversidade. Juntos vamos construir uma cultura de respeito e equidade”, finalizou Douglas Carioca.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA