Representantes do Departamento Nacional do SENAI e CNI ouvem empresas, em Maracanaú, em busca de oferecer novas soluções e reforçar parcerias

Nesta quarta-feira, 25/01, representantes do Departamento Nacional do SENAI receberam representantes de empresas de diversos setores, no Instituto SENAI de Tecnologia (IST), em Maracanaú. O encontro teve o objetivo de compreender novas necessidades da indústria e apresentar e intermediar soluções.

Participaram do encontro: Roberto Medeiros Júnior, Gerente Executivo da Unidade de Inovação e Tecnologia do SENAI Nacional (Unitec); Larissa de Paiva Silva, Coordenadora nacional dos HUBs de Inovação e Tecnologia e Habitats de Inovação do SENAI; e Paulo Henrique Freitas, Gerente executivo de relações com o mercado da Confederação Nacional da Indústria (CNI), além de profissionais das empresas: 3 Corações, Aço Cearense, AVCO Chemicals Brasil, Esmaltec, M. Dias Branco, Sou Energy e Vicunha Têxtil.

“O SENAI Ceará já vem fazendo um trabalho de consultoria em inovação e melhoria do processo produtivo com essas empresas. Hoje, nós desenvolvemos um trabalho de identificar quais são as principais dores que ainda podem ser atendidas pelo SENAI, seja por transferência de tecnologia ou através de desenvolvimento. Também vamos identificar as oportunidades de mercado e negócios; queremos traçar um plano de ação de trabalho para cada uma dessas empresas, tornando a indústria cearense ainda mais forte, por meio da inovação”, explica Roberto Medeiros Júnior.

Os representantes das empresas dividiram-se em salas, no Habitat de Inovação do SENAI Maracanaú, e foram ouvidos por integrantes do SESI e do SENAI Ceará. “O trabalho da gente é oferecer aparatos para que a indústria se sinta atendida. Quando vemos o caminho inverso, ou seja, a própria indústria nos procurando e reconhecendo que o SENAI tem sido instrumento útil, é quando sabemos que estamos fazendo a diferença. Nosso encontro de hoje é para que as empresas se sintam confortáveis em dizer suas demandas e nós possamos identificar como ajudar, dentro ou fora do Ceará. Temos uma rede ampla de diversas soluções disponíveis”, afirma Larissa de Paiva.

“Nossa parceria com o SENAI é de longa data. Nossa expectativa é de entender o que existe de possibilidade de incremento de tecnologia e de aumento de competitividade. Tenho certeza de que essas iniciativas vêm de encontro a essa nossa necessidade”, diz o Diretor-Superintendente da AVCO Chemicals Brasil, Célio Jardim.

Inovação e Tecnologia: SENAI e SESI em destaque

Na manhã de hoje, também no SENAI Maracanaú, executivos ligados a quatro startups e indústrias deram um importante passo para o crescimento de suas unidades, ao assinarem os contratos que vão proporcionar maior aproximação de seus interesses, graças ao Programa de Inovação aberta Startup Tech, que tem o objetivo de viabilizar cada vez mais o fomento do setor industrial.

Para o Diretor Regional do SENAI e Superintendente Regional do SESI Ceará, Paulo André Holanda, os dois órgãos de serviço para a indústria têm se destacado pelo trabalho de excelência junto às empresas. “Esta sinergia que ocorre entre a inovação e as unidades de educação do SESI e do SENAI é o que nos dá a certeza da eficácia e da qualidade nas entregas do Instituto SENAI de Tecnologia do Ceará e do Centro de Inovação do SESI Ceará. É importante ouvir de Roberto Medeiros que nosso IST, integrado ao CIS, é visto como referência nacional, não só pela quantidade de projetos em desenvolvimento, mas pela qualidade e pela entrega”, afirma.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA