Sindimest, SENAI Ceará e Furukawa avançam negociações para o fortalecimento do HUB de Fibra óptica no Ceará


A expectativa é que 2023 seja um ano de muitas realizações para o segmento de telecomunicações no Ceará e a primeira conquista deve ser a instalação de um Centro de Tecnologia, na Unidade do SENAI Ceará, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza. A iniciativa é resultado de uma negociação entre o Sindicato das Indústrias e Empresas de Instalação, Operação e Manutenção de Redes, Equipamentos e Sistemas de Telecomunicação do Estado do Ceará (Sindimest), SENAI Ceará e Furukawa, multinacional japonesa que é a maior fabricante de cabos e soluções em equipamentos do mundo.

Em reunião ocorrida na Casa da Indústria, nesta quarta-feira (18/01), e que contou com o Diretor do Conselho Fiscal da FIEC, Pedro Alfredo, o Presidente do Sindimest, Juarez Holanda, disse que o Centro de Tecnologia deve ficar pronto até março deste ano. “O nosso objetivo é atender as demandas do SENAI Ceará assim como as empresas provedoras de internet para capacitar os colaboradores deles. Essa interação é da Furukawa, que também vai fornecer os equipamentos e cabos”, disse.

O Centro simboliza a realização de um contrato no qual ficou estabelecido que os instrutores da Furukawa virão a Fortaleza para capacitar os instrutores do SENAI Ceará que, por sua vez, replicarão os conhecimentos recebidos para os profissionais das empresas do segmento de fibra óptica e tecnologia da informação, no Ceará. “Os laboratórios do SENAI Ceará serão dotados de alta tecnologia elaborada pelos profissionais da área técnica da Furukawa. Portanto, quem vier a fazer os cursos oferecidos pelo SENAI Ceará sairá muito bem capacitado, usando o que há de mais moderno de tecnologia e equipamentos para atividades em fibra óptica”, disse o especialista técnico em Tecnologia da Informação e de Telecomunicações do SENAI Ceará, Clayton Moura.

Vinte professores do SENAI Ceará receberão as instruções em quinze dias e a partir de então, elaborarão vários cursos profissionalizantes, que são indispensáveis para atender a demanda de pessoas que têm procurado emprego no setor. “A parceria entre Sindimest, SENAI Ceará e Furukawa é inédita no Brasil o que, por si só, já nos enche de esperanças para que possamos multiplicar o nosso propósito de oferecer aprendizagem industrial de alta qualidade para um número maior de pessoas, fortalecendo assim, o desenvolvimento industrial do Estado.

O Vice-Presidente do Sindimest, Urbano Costa Lima, reforçou a importância da parceria. “Estão de parabéns o SENAI Ceará e Sindimest, que integram o Sistema FIEC, uma vez que estão aproximando os profissionais da Furukawa e proporcionando a capacitação dos técnicos do Ceará para cada vez mais avançar no HUB de fibra ótipca. São ações importantíssimas para o Estado para geração de riquezas e de emprego”, concluiu.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA