Startup acelerada pelo Hub do IEL Ceará é destaque no ecossistema de inovação local

Criada pela gastrônoma Débora Silva, a Pet Cracker é uma startup cearense que produz biscoitos, petiscos, bolos e outros alimentos para animais domésticos com ingredientes naturais, sem adição de corantes e conservantes artificiais. A startup vem se destacando no ecossistema de inovação local e tem acumulado grandes conquistas desde que passou a receber o apoio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), por meio de seu Hub de Inovação. Para 2023, a empreendedora projeta um desenvolvimento ainda maior e o início das vendas B2B com uma nova marca.

Um dos marcos de 2022 para a startup foi o fato dela ter sido uma das selecionadas pelo programa StartupCE, do Sebrae, para receber a Bolsa Sócio Empreendedor, totalizando um prêmio de R$ 78 mil. Participaram do programa, que durou cerca de cinco meses, 344 projetos e a Pet Cracker foi uma das 27 agraciadas com a bolsa. “Mais do que pelo valor, essa vitória nos dá a certeza de que estamos conquistando o espaço que tanto desejamos dentro do ecossistema”, comentou a empreendedora Débora Silva.

De acordo com ela, o prêmio foi todo investido no próprio negócio, com foco no aumento do time operacional e no marketing. “Chegamos até aqui de forma orgânica e agora é o momento divulgar a marca para atingir uma parte maior de nosso público alvo. Vamos aumentar nosso cardápio com produtos para consumo diário, tais como alimentação natural, visando diminuir a periodicidade de compras de nossos clientes. Essas serão ações prioritárias”, explica Débora.

No balanço geral, 2022 foi para a Pet Cracker um ano de muitos desafios, assim como para muitas startups e pequenos negócios. Porém, Débora pontua que foi um ano rico em novos conhecimentos que estão preparando a startup para o escalonamento de seus resultados. Para este ano, a Pet Cracker prevê o início das vendas B2B com a marca Natu Crackers, focada em em pet shops, supermercados e empresas do segmento pet. Além disso, Débora trabalha para realizar o licenciamento/franqueamento da marca Pet Cracker, que já é inclusive vendida em outros Estados do Brasil. A ideia é que, com os novos parceiros, a startup intensifique a abertura de novos pontos de venda pelo País.   

“Foi um ano desafiador. Creio que para a maioria dos empreendedores. Contudo, extremamente gratificante, pois crescemos muito em aquisição de conhecimentos e nosso esforço foi muito recompensado com o reconhecimento recebido em vários momentos dentro do ecossistema”, declarou.

Na opinião de Débora, o Hub de Inovação do IEL Ceará foi o responsável por abrir as portas do ecossistema de inovação para a startup. “Devemos ao Hub essa oportunidade de nos ajudar a criar bases sólidas para, em tão pouco tempo, termos avançado o que pensávamos atingir só daqui a cinco anos. Contribuíram com mentores incríveis e benefícios (smart money) que foram primordiais para nos tornar aptos a escalar. Dentro do Hub nos sentimos amparados, acolhidos, pois o time é sensacional. Nos sentimos em casa, em nosso ninho”, ressalta a empreendedora.

O Community Manager do Hub de Inovação do IEL Ceará, Fernando Niemeyer, comemora os avanços da Pet Cracker e destaca que a startup está no caminho certo de uma jornada de sucesso, pois está permanentemente buscando qualificação e novas oportunidades no mercado.

“Nós ficamos muito felizes e orgulhosos em ver a Débora e a Pet Cracker chegando tão longe, mas não é surpresa para nenhum de nós. Quem acompanhou a evolução dela de perto, como fizemos, já sabia que ela chegaria aqui, e com certeza vai chegar ainda mais longe. Todos nós ainda vamos ouvir falar muito da Pet Cracker e da Débora que, além de ser uma super empreendedora, daquele tipo que não desiste nunca, é uma também um ser humano incrível”, opina Fernando.

Sobre o Hub de Inovação do IEL

Lançado em 2020, o Hub de Inovação do IEL Ceará é um espaço voltado à conexão entre ideias inovadoras e empresas, com foco na indústria. A iniciativa faz parte do Programa de Inovação Industrial do Sistema FIEC (P2I), desenvolvido pela Diretoria de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O Hub atua para fortalecer o ecossistema de inovação cearense e desenvolver startups e projetos inovadores, impulsionando a inovação e o desenvolvimento do setor industrial. Uma das iniciativas do Hub é o programa de pré-aceleração, cujas primeiras versões foram realizadas entre 2021 e 2022, beneficiando startups e projetos de Fortaleza e do Cariri. As ações do programa contribuem para a evolução de modelos de negócios inovadores e sustentáveis, capazes de oferecer soluções aplicáveis à indústria cearense e ao mercado. Isso se dá por meio de capacitações, mentorias, utilização de metodologias próprias e acompanhamento dos projetos.

Saiba mais

O StartupCE é uma iniciativa do Sebrae/CE voltada para ajudar empreendedores a transformar ideias inovadoras em negócios sustentáveis e escaláveis. É um programa que inicialmente atuava na fase da Pré-aceleração, mas que a partir de 2022 passou a atuar também na fase de Aceleração e ainda destinou bolsas no valor de até R$ 78 mil para as melhores ideias de negócio inovadoras. A edição deste ano do StartupCE contou com um total de 344 inscritos de todo o Ceará.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA