FIEC participa da solenidade de lançamento de programa estadual voltado ao meio ambiente no Palácio Abolição

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) marcou presença na cerimônia de lançamento da Plataforma Estadual de Dados Espaciais Ambientais (Pedea) e da Lei do Mar, nesta segunda-feira (26/12), no Palácio Abolição. Representando o Presidente Ricardo Cavalcante, esteve no evento o Presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário no Estado do Ceará (SindMóveis), Júnior Osterno.

Participaram ainda da solenidade a Governadora do Estado, Izolda Cela; o Secretário do Estado do Meio Ambiente, Artur Bruno; o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Carlos Décimo; o Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Wally Menezes; o Capitão de Corveta da Capitania dos Portos do Ceará, Henrique Pereira de Souza; o Superintendente da Secretaria do Patrimônio da União, Cel. Wandesvaldo; o Deputado Estadual Walter Cavalcante; a Diretora do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), Maria Ozileia; o Diretor de Inovação da Funcap, Jorge Soares, que representou o Presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Tarcísio Pequeno; o Coordenador do Programa Cientista Chefe do Meio Ambiente da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Luis Ernesto; o Pesquisador do Programa Cientista Chefe do Meio Ambiente da Sema/Semace/Funcap, Renan Guerra; o Superintendente Adjunta da Semace, Virgínia Adélia Carvalho e o Presidente da Câmara Setorial de Economia do Mar e Águas Continentais da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Roberto Gradvohl.

A plataforma é um software de aplicação na internet integrado a uma base de dados espacial que vai garantir, de forma transparente, a comunicação com outros sistemas de informações já estruturados nos órgãos ambientais e de fiscalização do Estado. Com esse banco de dados, o cidadão vai poder acessar, de forma fácil e ágil, informações ambientais diversas sobre o Ceará, relacionada, por exemplo, aos instrumentos de gestão ambiental e de ordenamento territorial, como o Atlas Costeiro Marinho, permitindo melhor compreensão da dinâmica socioambiental do território.

A solenidade também marcou o lançamento da Lei do Mar, que estipula regras para a utilização sustentável, o que representa um avanço para a economia cearense.               

O Presidente do SindMóveis, Júnior Osterno, comentou a importância do momento. “2022 foi o ano que trouxe esse tema de forma muito oportuna, onde o Presidente Ricardo Cavalcante esteve pessoalmente em Lisboa para tratar do tema com as autoridades portuguesas e dias depois as recebeu, aqui em Fortaleza, para mostrar todo o nosso potencial.  Portanto, essa nova legislação traz segurança jurídica para que o Estado possa aproveitar economicamente os nossos sistemas, com a máxima preocupação com a preservação da vida marinha”, finalizou, parabenizando também o estado pela nova plataforma.

Para a governadora Izolda Cela, a Pedea chega para ser mais uma ferramenta de convivência sustentável entre os recursos naturais e as ações antrópicas. "Traz todo um portfólio que se relaciona aos nossos espaços, tanto no que diz respeito à geografia, georreferenciamentos, identificação de as áreas de proteção. Nós temos a identificação dos ecossistemas, da fauna, da flora, das comunidades na Zona Costeira para conhecimento e perspectivas de ocupação ou investimento econômico, entre outras possibilidades. São informações que interessam a um investidor, por exemplo, e principalmente ajuda o Ceará e a sociedade a preservar melhor sua riqueza natural", disse a chefe do Executivo cearense.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA