IEL Ceará e Camed Microcrédito: parceria para a execução do Programa Jovem Aprendiz em 2023

Nesta quinta-feira (15/12), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) e a Camed Microcrédito, responsável pela operacionalização do Crediamigo do Banco do Nordeste, formalizaram uma parceria para a execução do Programa Jovem Aprendiz. O IEL Ceará irá desenvolver cerca de 300 jovens, de 18 a 24 anos, contratados pela Camed Microcrédito em 11 Estados do Nordeste e do Sudeste do País. Esses jovens serão capacitados no curso de Assistente Administrativo a partir do dia 9 de janeiro de 2023 e a formação terá duração de dois anos. As aulas serão realizadas de forma presencial, em Fortaleza, e de maneira remota para os demais municípios. Essa nova modalidade é uma inovação do IEL Ceará para 2023, o que tornará possível expandir cada vez mais o programa.   

O diretor de negócios da Camed Microcrédito, Marcellus Sasso, explicou que buscava um fornecedor que pudesse atender à empresa em todos os Estados onde ela atua. “Antes a gente tinha um fornecedor em cada Estado e isso gerava uma desconexão. Agora, teremos uma homogeneidade, todos os jovens recebendo a mesma capacitação”, justificou.

Segundo ele, um dos diferenciais do IEL Ceará é que o Instituto vai além da capacitação teórica, preparando os jovens para vivências práticas do mundo do trabalho com profissionais atuantes no mercado. “A gente quer que esses jovens possam evoluir trabalhando com a gente e que eles possam aprender os seus ofícios para num futuro serem efetivados pela gente ou pelo mercado de trabalho”, pontuou. As expectativas, segundo ele, são muito boas e o contrato terá duração de dois anos, podendo ser renovado por igual período. 

O programa Jovem Aprendiz funciona assim: Enquanto o IEL Ceará fica responsável pela capacitação teórica e pela certificação dos alunos, a empresa que emprega o jovem aprendiz oferece a formação prática, no ambiente corporativo.

No encontro com o diretor de negócios da Camed Microcrédito, a superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, destacou que o programa do IEL é diferenciado por vários motivos. “É um programa pelo qual temos um grande carinho. Aqui não temos a preocupação de cumprir cotas, mas sim de desenvolver verdadeiramente esses jovens. O nosso foco é o desenvolvimento das competências do futuro e de habilidades que não se encontram nas formações escolares e acadêmicas tradicionais. Aqui, os jovens são preparados para se tornarem protagonistas de suas carreiras”, ressaltou.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA