Ricardo Cavalcante participa de assinatura do Acordo de Cooperação para implementação do Projeto Recomeçar

O Presidente da Federação das Indústria do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participou da Cerimônia de Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica para implementação do Projeto Recomeçar, na manhã desta quinta-feira (08/12), no Fórum Clóvis Beviláqua. A ação, desenvolvida através de diversos parceiros da iniciativa pública e privada, tem como objetivo fortalecer uma rede de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica e domiciliar. A FIEC, através do Senai Ceará, irá promover cursos profissionalizantes às mulheres atendidas pelo projeto.

Entre os presentes estiveram, Nailde Pinheiro , Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará;  Fábio Zech, Superintendente Regional do Trabalho no Ceará;  Élcio Batista, Vice-Prefeito de Fortaleza; Manuel Pinheiro, Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Ceará; Elizabeth das Chagas, Defensora Pública-Geral do Ceará; Anette de Castro, Líder do Grupo Mulheres do Brasil – Fortaleza; Luiz Gastão, Presidente do Fecomércio; Sérgio Pereira, Delegado Geral da Polícia Civil do Ceará; e Paulo André Holanda, Diretor do Senai Ceará e Superintendente do Sesi Ceará.

“Esta é uma ação nobre que possibilita que mulheres vítimas de violência doméstica e familiar possam criar uma nova história, através de uma rede de apoio. Permitirá também que tenham acesso a formação profissional, seja do Senai Ceará ou Senac, para que consigam ter sua independência financeira e iniciar uma nova vida”, declarou Ricardo Cavalcante.

O acordo tem como objetivo o desenvolvimento de estratégias e ações para oportunizar mulheres vítimas de violência doméstica e familiar o acolhimento institucional, formação técnica profissional e definição de diretrizes para a mútua cooperação institucional e técnica entre os órgãos participantes, contribuindo na diminuição de crimes de violência do tipo no Ceará.

Para a Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Nailde Pinheiro, a união se faz necessária para lidar com uma questão tão importante. “Esse é mais um avanço e esse passo largo só está sendo possível por conta dessas mãos amigas. Essas mulheres querem redirecionar a vida delas, mas sozinhas elas não conseguem. Elas precisam da ajuda de alguém e nós estamos aqui de mão dadas, cada um em sua área de atuação chegando junto”, disse.
 

Já Fábio Zech, Superintendente Regional do Trabalho no Ceará, reforçou a importância de uma rede integrada de apoio e ações que possibilitem também a independência dessas mulheres. "Às vezes, essas mulheres vítimas de abuso se sentem desacolhidas até pela dependência financeira que acabam tendo do agressor. O projeto vai possibilitar também elas tenham um acompanhamento de um programa de aprendizado e consigam independência”, afirmou.

Mulheres vítimas de violências domésticas ou familiares, entre 14 e 24 anos, serão apresentadas ao projeto através do Sistema de Justiça para que possam receber uma rede de apoio. Elas receberão dois anos de curso de aprendizagem profissional, através do Senai Ceará ou Senac, bolsa de igual período, qualificação teórica, vivência prática em empresas e possibilidade de serem contratadas por essas. Além disso, contarão com programa de fortalecimento temático contra os abusos sofridos.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA