Museu da Indústria é palco do terceiro dia da Jornada Mundial do Design

O Museu da Indústria, equipamento cultural mantido pelo SESI Ceará, sedia o espaço para o terceiro dia da Jornada Mundial do Design, nesta sexta-feira (25/11). As ações ocorrem entre os dias 23 e 26 de novembro, de forma itinerante, em diversos pontos da cidade, como alusão à chancela da Unesco à Fortaleza, em 2019, como Cidade Criativa do Design.

O tema da terceira edição do evento é "Design e literatura para um mundo em crise", com realização da Prefeitura de Fortaleza, em parceria com Sebrae, Senac-CE/ e Fecomércio, Universidade de Fortaleza e apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Museu da Indústria e do SESI Ceará, Instituto Cultural Iracema, Rede Cuca; Associação Ceará Design; Universidade Federal do Ceará, por meio do Instituto de Cultura e Arte e do curso de Design; Instituto Europeo de Design e Museu da Imagem e do Som. 

Pela manhã, o auditório do Museu recepcionou o painel "Criatividade como motor de desenvolvimento econômico", com a participação de Eduardo Barroso, da Multiexpressão Consultoria, e da ex-Secretária de Cultura e Professora da UECE, Cláudia Leitão. Durante a tarde, o Museu recebe ainda outros quatro espaços que debatem o design regional, social, bem como as suas relações com a literatura no contexto das cidades criativas e como a área pode ser pensada dentro de um mundo em crise.

De acordo com o Gestor do Museu da Indústria, Luis Carlos Sabadia, "O Museu é uma construção que começa na sua própria definição, ao trabalhar não só com patrimônio industrial, mas também com economia criativa. Hoje temos uma programação bem intensa, e a Federação tem que cada vez mais estar junto disso, pois a nossa ponta de lança é o Museu da Indústria e, por isso, estamos aqui construindo isso com a Prefeitura, com o Governo do Estado e tantas outras instituições", disse.

Para o Vice-Prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, a cidade sendo chancelada pela Unesco pode ter o design como potencializador para grandes transformações sociais. "O design pode contribuir para que as pessoas ascendam socialmente, que possam prosperar. Esse é só um momento do que queremos fazer por todos os próximos anos", ressaltou.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA