Assembleia Legislativa comemora 50 anos do Simec

Uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Ceará celebrou, na noite desta quarta-feira (23/11), os 50 anos do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (Simec). A iniciativa foi do Deputado Estadual Sérgio Aguiar.

Na solenidade, o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante foi homenageado com a comenda “Amigos do Sindicato” e foi representado pelo seu filho, Ricardo Costa Cavalcante.

“O Ricardo Cavalcante é o laureado do ano pela quantidade de justas homenagens que vem recebendo ao longo do ano”, afirmou o Deputado Sérgio Aguiar, também homenageado na solenidade.

O Deputado destacou ainda a nobre missão da Simec de contribuir para o desenvolvimento sustentável do estado do Ceará. “O Presidente Sampaio Filho e todos os seus companheiros de diretoria mantém a filosofia de que o Simec pauta sua atuação na defesa dos interesses maiores da categoria, desde que, inseridos nos princípios da ética, da legalidade e da justiça. Destaca-se no âmbito das representações patronais da indústria pelo fato de ser muito atuante e procurar articulações que permitam o desenvolvimento dos setores representados”, completou Sérgio Aguiar.

Ainda no Plenário 13 de maio, foram homenageados pelo setor metalúrgico, os ex-Presidentes do Simec, José Célio de Castro (in memorian), representado por Felipe Gurgel (1972/1975); Airton José Vidal Queiroz (in memorian), representado por Edson Queiroz Neto (1975/1978); Álvaro de Castro C.Neto (1978/1981); Fernando Cirino Gurgel (1981/1984); Antônio Carlos Maia Aragão (1984/1987); José Frederico Thomé de Saboya (1987/1900); Fernando José Lopes de Castro e Alves (1990/1993); Guilardo Góes Ferreira Gomes (1996/1999); Carlos Gil Alexandre Brasil (1999/2002) e Ricard Pereira Silveira (2008/2015).

“Para mim é muito gratificante estar à frente da presidência do Simec neste momento tão importante, os 50 anos de existência, tendo a oportunidade também de homenagear os ex-presidentes, porque eles também participaram da história do nosso sindicato. Agradeço ao apoio do Presidente da FIEC e de todo o Sistema S, parceiros do Simec”, concluiu Sampaio Filho, Presidente do sindicato.

Sobre o Simec

O Simec, entidade sindical que representa em todo o Estado do Ceará as categorias econômicas constantes do antigo grupo 19, ou seja, as indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico-eletrônico, obteve sua carta sindical em 24.01.1972, documento que era expedido pelo Ministro do Estado dos Negócios do Trabalho e Previdência Social como reconhecimento da personalidade sindical.

O Simec está instalado na Casa da Indústria – prédio da FIEC, com modernas instalações, à disposição para coordenação e acompanhamento dos interesses de seus associados.

Em 2010 foi instalada a Delegacia Regional da região do Vale do Jaguaribe, e, no início de 2011, a da região do Cariri. Uma característica que merece destaque é que nunca houve, até hoje, uma eleição que não tenha sido realizada de forma consensual, através de chapa única, sendo, ao longo da sua existência um celeiro de líderes empresariais, muitos deles com projeção nacional.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA