FIEC, SESI Ceará, SENAI Ceará e prefeitura de Maranguape estreitam laços com a nova reforma da escola Francisco Gomes Fernandes Vieira

Na manhã desta quarta-feira (23), aconteceu uma solenidade relativa à reforma estrutural da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Francisca Gomes Fernandes Vieira, em Maranguape. A reforma foi financiada com recursos do Sistema FIEC, por meio do SESI Ceará, uma vez que o prédio é de sua propriedade.

Estavam presentes, o Presidente do Sindroupas, Paulo Alexandre de Sousa, representando o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante; Tarcísio Bastos, Gerente da Unidade de Tecnologia e Inovação do SENAI Ceará, representando o Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente Regional do SESI Ceará, Paulo André Holanda; e Eugênia Rebouças da Silva de Souza, Coordenadora de Processos Acadêmicos e Psicopedagógicos da UNEC SESI.

Sobre a Escola

A escola municipal funciona em prédio escolar cedido pelo SESI desde o ano 2000. O SESI Ceará chegou ao município de Maranguape em 1981, funcionando até o final da década de 90, quando cedeu o equipamento, em regime de aluguel, para que a prefeitura pudesse instalar, no loca,l sua unidade municipal voltada para a educação fundamental, que envolve crianças do primeiro ao nono ano.

O equipamento tem profunda relação com a cidade de maranguapense, pois, durante o funcionamento do SESI, foi o principal instrumento promotor, não só da educação de crianças, como também do esporte local. Todos os principais eventos esportivos e culturais ocorriam na unidade, que possui um ótimo ginásio esportivo e cultural, permitindo além das ações esportivas, shows e até mesmo atividades teatrais.

Segundo Átila Câmara, prefeito de Maranguape, “o espaço é icônico para o município, e sua manutenção e reestruturação obedece, entre outros aspectos, a solicitação da própria sociedade maranguapense, em manter o equipamento em funcionamento”, ressaltou.

Ainda de acordo com Câmara, “o interesse em levar para Maranguape ações do SENAI Ceará, visando formação profissional permanente para atender a formação de mão-de-obra para o futuro polo de confecções e química, já está em andamento com o apoio da FIEC.” Por fim, o prefeito manifestou agradecimento especial ao presidente Ricardo Cavalcante pelo esforço realizado para garantir que a scola voltasse a funcionar com todas as condições estruturais necessárias.

Já nas palavras de Paulo Alexandre, o local é também a materialização das ações da FIEC na promoção da educação, da responsabilidade social e do desenvolvimento humano, pontos fundamentais da atual gestão da Federação cearense. “Temos o apoio da prefeitura na instalação de um polo industrial voltado para os segmentos industriais da confecção e química”, concluiu o empresário.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA