Dia Mundial do Diabetes: veja como evitar os casos mais graves e como tratar a doença

A cada cinco segundos, uma pessoa morre de diabetes no mundo. São cerca de 537 milhões de pacientes, entre 20 e 79 anos, diagnosticados com a doença. No Brasil, apenas em 2021, foram registrados cerca de 214 mil óbitos com alguma relação com o diabetes. Os dados alarmantes são da Federação Internacional de Diabetes, sediada na Bélgica. A mais comum é o diabetes do Tipo 2, uma forma crônica não-transmissível causada principalmente por fatores como excesso de peso, sedentarismo e outros maus hábitos que podem ser evitados ou tratados a tempo. Já o Tipo 1 não é evitável; é uma doença autoimune mas é tratada por meio de injeções de insulina.

Entendendo o Diabetes

Segundo a enfermeira do trabalho do SESI Ceará Huiara da Silva, o diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina, ocasionando altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente; também é conhecida como diabetes mellitus. “A insulina é um hormônio fundamental para a vida, produzida pelo pâncreas, que permite que a glicose presente na circulação (glicemia) seja utilizada pelas células do corpo. Ao entrar nas células, a glicose pode ser usada como energia ou ser armazenada para uso posterior”, explica.

No Tipo 1, ocorre a destruição das células do pâncreas e a produção de insulina é afetada. O diagnóstico mais comum acontece em crianças, adolescentes e, em alguns casos, em adultos jovens.

Já o Tipo 2, mais frequente, pode ser causado até por fatores genéticos, além dos já citados - como maus hábitos e sobrepeso -, e corresponde a até 95% dos casos, em adultos de jovens.

“Outra condição, que também chama atenção, é o Diabetes Gestacional, diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo ou não persistir após o parto”, complementa Huiara.

A importância do diagnóstico precoce

Ficar atento a sintomas que podem indicar precocemente o diabetes pode ser determinante para evitar a evolução da doença. Os sinais mais comuns são:
• Urinar excessivamente, inclusive acordar várias vezes durante a noite para urinar;
• Sede excessiva;
• Aumento do apetite;
• Perda de peso, mesmo comendo de maneira excessiva;
• Cansaço;
• Vista embaçada ou turvação visual;
• Infecções frequentes, sendo mais comuns as infecções de pele.

Os fatores de risco para o desenvolvimento do diabetes estão relacionados a:
• Histórico Familiar, se algum parente próximo (pais, filhos e irmãos) teve ou tem diabetes, maior é a probabilidade de desenvolver esta doença;
• Sobrepeso e Obesidade, devido ao acúmulo de gordura corporal que aumenta a chance do desenvolvimento de um quadro de diabetes, por causar resistência à insulina.
• Idade, pois com o avanço da idade e as mudanças no nosso metabolismo, a tendência de desenvolvermos algumas doenças crônicas aumenta.
• Colesterol, triglicérides e pressão altas ocasionando um comprometimento circulatório.
• Maus hábitos de vida, considerando que a má alimentação, o sedentarismo e um alto consumo de produtos nocivos à saúde, como álcool e cigarro, contribuem, e muito, para o desenvolvimento do diabetes, assim como uma série de outras doenças.

Normalmente, três exames são realizados para detectar a doença: o teste de glicemia em jejum; o exame de hemoglobina glicada; e o de curva glicêmica. Todos eles podem ser feitos nas Clínicas SESI Ceará, em Fortaleza, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte.

Como é o tratamento?

Se o diabetes não for tratada de forma adequada, podem surgir complicações, como neuropatia diabética, problemas arteriais e amputações, doença renal, pé diabético (feridas nos pés), problemas nos olhos (glaucoma, catarata, retinopatia), entre outros.

O tratamento para diabetes tem como objetivo controlar a glicose presente no sangue, evitando que a concentração de açúcar apresente picos ou quedas ao longo do dia. Dessa forma, é possível aliviar os sintomas, melhorar a qualidade de vida e evitar complicações mais graves. “Incluir a realização de atividade física regular ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue controlados. Também é necessário melhorar a alimentação com a redução do consumo de alimentos açucarados e carboidratos, bem como verificar a glicemia periodicamente e utilizar medicamentos e insulina, de acordo com a prescrição médica”, explica a enfermeira.

É importante saber que o diabetes não tem cura. Entretanto, pode ser controlada através do tratamento adequado. Para manter a saúde em primeiro plano, basta seguir os seguintes passos:

1. Tenha uma alimentação saudável;
2. Pratique exercícios físicos regularmente;
3. Controle o peso;
4. Evite o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro;
5. Visite um médico regularmente e faça os exames preventivos.

Para agendar seus exames preventivos, basta entrar em contato com SESI Ceará, através do telefone (85) 4009-6300.

Veja os nossos endereços:

FORTALEZA
? Centro - Av. Padre Ibiapina, 1449
? Parangaba - Av. João Pessoa, 6754

MARACANAÚ
? Distrito Industrial - Av. do Contorno, 1103

SOBRAL
? Campos Velhos - Av. Dr. Arimatéia Monte e Silva, 1003

JUAZEIRO DO NORTE
? Pirajá - Rua José Marrocos, 2265 | Telefone: (88) 2101-8400

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA