Antenado aos avanços tecnológicos, IEL Ceará lança nova plataforma de educação, muito mais inovadora e intuitiva, para gerar melhor experiência para o cliente

A era do metaverso está chegando ao Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará). Vem aí, nos próximos cursos oferecidos pelo Instituto, uma nova plataforma tecnológica de educação que irá mudar completamente a experiência de aprendizagem de seus clientes. Canvas é o nome dessa plataforma e ela irá permitir um relacionamento muito mais próximo entre aluno, professor e IEL, num ambiente virtual altamente inovador, gamificado, com sistema de avatar e diversos recursos e funcionalidades que irão potencializar o aprendizado.  

Além de poder navegar em um novo ambiente muito mais dinâmico e intuitivo, os clientes do IEL Ceará terão acesso na plataforma a diversas possibilidades de consumo de conteúdos. Será possível, por exemplo, consultar livros em uma grande biblioteca virtual e acessar conteúdos inovadores, bem como todo o material didático - seja ele vídeo, apresentação ou texto -, de uma forma muito mais prática e rápida.

Um dos destaques da plataforma são os fóruns de discussão, onde é possível interagir com toda a turma e com o professor. Aliás, o Canvas abre um canal direto com o professor, possibilitando uma relação muito mais próxima. Outra funcionalidade importante são as notificações automáticas para o aluno (lembretes) acompanhar todas as atualizações do curso. Além disso, vale destacar que a plataforma é muito responsiva, ou seja, pode ser usada em diferentes dispositivos, como celulares, tablets e computadores.

A nova plataforma é fruto de um grande investimento feito pelo IEL Ceará e vem na esteira de uma série de transformações pelas quais o Instituto vem passando com o intuito de melhorar cada vez mais os seus serviços e se firmar como uma escola de gestão e aceleração de negócios. Com o Canvas, o IEL demonstra estar atento às evoluções tecnológicas e todas as transformações mundiais, investindo no que há de melhor no mercado, sempre junto aos maiores players, para se posicionar cada vez mais como uma instituição inovadora, competitiva e antenada com os avanços tecnológicos que ditam as tendências da educação corporativa não só no Brasil, mas no mundo.

Educação inovadora

A plataforma Canvas é um sistema de gestão de aprendizagem (Learning Management System - LMS) que traz diversos recursos e funcionalidades para tornar a experiência de aprender com o IEL Ceará muito mais dinâmica, interativa e rica, proporcionando um grande salto de qualidade nas soluções em Educação oferecidas pelo Instituto ao mercado.

A assessora da superintendência do IEL Ceará, Jamille Alencar, explica que o processo para disponibilizar a nova plataforma aos clientes começou no ano passado, quando teve início o trabalho de prospecção de um fornecedor que atendesse às necessidades específicas do IEL e de seus alunos. Após uma ampla pesquisa de mercado, o IEL chegou à Canvas, plataforma desenvolvida pela empresa global de edtech Instructure, utilizada por mais de quatro mil instituições e corporações educacionais em todo o mundo. Nos Estados Unidos, é a mais utilizada no ensino superior e, no Brasil, instituições importantes como o Insper, PUC Minas e ESPM também usam o ambiente virtual de aprendizagem. No Ceará, o IEL será o primeiro a adotar a tecnologia.

“Identificada essa possibilidade, fizemos a contratação do fornecedor no começo do ano e de lá para cá o IEL vem desenvolvendo um processo de parametrização, de padronização,  para que a gente tenha todas as funcionalidades adequadas à nossa realidade. Então, foi feita uma customização das funcionalidades para o nosso negócio e agora, após esse período de preparação e forte dedicação dos times para que essa mudança fosse possível,  a plataforma está pronta para uso pela área de Educação. A equipe foi treinada, os professores foram treinados e agora é chegado o momento em que a gente está de fato ofertando o serviço para a sociedade dentro dos nossos cursos”, esclarece Jamille.

A implantação da plataforma na Educação Executiva vai trazer grandes melhorias não só para os alunos, que ganham um processo de aprendizagem mais completo, mas também para o time de Educação do IEL. Isso porque diversos processos que antes eram executados manualmente serão automatizados, fazendo com que o time consiga performar melhor, trazendo mais qualidade para a prestação do serviço.

“A plataforma tira das pessoas as atividades manuais, repetitivas, para que elas possam focar no que realmente importa. Com essa plataforma, o IEL passa a prestar um serviço educacional ainda mais profissional e alinhado às tendências de mercado, dentro de uma plataforma EaD antenada com as demandas atuais e futuras de uma educação mais flexível e alinhada às novas formas de consumo”, destaca Jamille. Para os professores, a plataforma também garante vários benefícios, uma vez que ele passa a contar com todo um aparato tecnológico para a realização de diversas atividades.

A implementação da plataforma contou com o trabalho e o empenho do time da Gerência de Planejamento do Sistema FIEC (GEPLA), da área de Educação Executiva do IEL Ceará, além do time da Gerência de Tecnologia do Sistema FIEC (GETIC), e a parceria do time da Instructure. Esses times se envolveram totalmente nos últimos meses na construção e no desenvolvimento da plataforma para que ela ficasse com a cara do IEL. Destaque também para a colaboração do time da Gerência de Mercado do Sistema FIEC (GEM), por meio do Marketing.

A superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, comemora a conquista agradecendo a todos os profissionais que, durante os últimos meses, se dedicaram a esse projeto, preparando um ambiente tecnologicamente moderno, leve e amigável que pudesse dar conta da diversificação do portfólio de cursos da Instituição nas modalidades de ensino presencial e a distância. De acordo com Dana, a implantação da nova plataforma está alinhada à diretriz da gestão do presidente Ricardo Cavalcante de transformação digital, faz parte das entregas do projeto de transformação digital da Federação e se configura como um grande avanço para o IEL.

“Vivemos um período em que os avanços tecnológicos não param e o IEL, seguindo a sua missão de transformar pessoas e negócios na velocidade do futuro, não poderia deixar de seguir esses avanços, especialmente na área de Educação, que foi tão impactada ultimamente pelo digital. Então, fizemos um grande investimento nessa nova plataforma e conseguimos, em tempo recorde, fazer esse go live e deixá-la pronta para utilização. Fico muito feliz e orgulhosa de ver esse avanço e mais essa conquista para o nosso IEL. Isso mostra que o envolvimento e o engajamento de todos, focados na entrega e em se apoiar, faz toda a diferença. Temos muito ainda a fazer, mas o grande primeiro passo foi dado”, afirma a superintendente.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA