Sistema FIEC marca presença no CearáRH promovendo palestras e os serviços das casas SESI, SENAI e IEL

Considerado um dos maiores eventos da área de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos (RH) do Norte e Nordeste, o Ceará RH teve início nesta quarta-feira (19/10), no Riomar Fortaleza, e prossegue até hoje (20/10) com uma rica programação focada em estimular mudanças comportamentais e novas formas de pensar a cultura corporativa. O Sistema FIEC marca presença no evento com um estande na área de exposição, onde apresenta aos participantes as soluções de suas casas - SESI, SENAI e IEL. Destaque também para o espaço Arena FIEC, onde promove palestras sobre diversas temáticas. 

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) trouxe para o evento o palestrante Marcelo Minutti, referência nacional em inovação, estratégia e novos modelos de negócios, para falar sobre “Liderança para Inovação: Como se preparar para o futuro”. Minutti destacou que os líderes focados em desempenho são excelentes para o mundo do presente. Mas, para construir as pontes para o mundo do futuro, é preciso um tipo de líder diferente: ambidestro. A liderança ambidestra é caminho para alinhar desempenho com inovação. 

“A mudança é inevitável e seu motor é a inovação. Sem líderes transformacionais, a ponte para o futuro não será construída. Nós não estamos com as competências adequadas para lidar com um mundo em constante transformação. A gente precisa combinar competências de liderança com visão para alavancar processos de transformação e inovação das organizações. O desafio é que, normalmente, quem inicia os processos transformacionais são os líderes que estão no topo das organizações e se eles não acreditam que desenvolver as competências para o futuro deve ser o foco, então ninguém vai. Esse é o desafio e também o caminho”, ensinou.

Também integrou a programação do primeiro dia do evento uma palestra sobre “Os desafios das lideranças em relação à saúde mental no ambiente de trabalho", com as psicólogas da área de Promoção da Saúde do Serviço Social da Indústria (SESI Ceará), Ana Karine Andrade Vasconcelos de Oliveira e Lidiane Silva Falzone.  A pauta ESG também esteve em debate no evento com a participação da coordenadora do Núcleo ESG da FIEC, Alcileia Sena de Farias. Hoje (20/10), a programação terá a participação do médico, especialista em Medicina do Trabalho do SESI Ceará, Cláudio Patrício, numa palestra sobre “Como as inovações em Saúde e Segurança no Trabalho (SST) podem aumentar a eficiência do RH”.

O SESI Ceará, durante o evento, está oferecendo aos participantes alguns serviços gratuitos, como medição de peso, altura, glicemia, gordura corporal, IMC, aferição de pressão arterial, circunferência abdominal e atendimento com nutricionista. Também aplica uma pesquisa em que avalia o perfil de saúde dos participantes. Os resultados vão sendo atualizados em tempo real e apresentados em um telão. Além disso, o SESI Ceará conta com o Espaço Relax, com a oferta de quick massage.

Retorno presencial

Após uma pausa de dois anos, o CearáRH volta a acontecer presencialmente. O evento congrega profissionais, empresários, entidades de representação de classe e afins, bem como estudantes das áreas de gestão de pessoas, gerando uma janela de oportunidades para a preparação do jovem para acesso ao primeiro emprego. Cerca de duas mil pessoas participam do evento, por dia.

Em sua 9ª edição, o evento tem como tema “Protagonismo da gestão de pessoas: incertezas e perspectivas! Paradoxo organizacional?”, e reúne nomes locais e nacionais expressivos das áreas de gestão de pessoas e liderança, em uma programação montada a partir de uma curadoria preparada para abranger todos os segmentos ligados à Gestão de Pessoas, com foco em discussões que abordam mudança de mindset e construção de um novo ser humano.

O evento promove também a realização do Hack RH, hackathon voltado para o desenvolvimento de estratégias para a acessibilidade nas empresas. Para o hackathon, os participantes devem durante os dois dias do evento encontrar soluções para desenvolver oportunidades para a acessibilidade no quadro de colaboradores nas empresas. Serão 20 profissionais trabalhando em grupo, com metodologia, ferramentas e mentores para estimular o desenvolvimento de negócios inovadores. Os melhores projetos concorrerão a uma premiação em dinheiro e apresentarão seu pitch no encerramento do congresso.

Crédito das fotos: Rogério Lima

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA