IEL Ceará avança com o PQF para os setores metalmecânico e químico no Ceará

O Programa de Qualificação dos Fornecedores (PQF), uma parceria entre Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e o Sebrae, executado pelo Instituto Euvaldo Lodi Lodi (IEL Ceará), avança neste mês de outubro com uma série de ações. Um dos projetos, voltado a fornecedores dos setores metalmecânico e químico, levará, ao longo do mês, diversas consultorias focadas em processos gerenciais, produtivos e em gestão financeira para as 15 empresas participantes. Além disso, serão realizados encontros de negócios, capacitações e palestras em diversos temas, como marketing digital, liderança, inovação e gestão de pessoas. Mallory e Inoplast são as empresas-âncoras.

Na última quinta-feira (13/10), aconteceu o primeiro encontro de negócios na Mallory. O objetivo era aproximar as fornecedoras à âncora, fomentando a geração de negócios entre elas, foco principal do programa. Ao participar desse projeto, a Mallory busca resolver o problema da previsibilidade e da qualidade dos serviços prestados pelos seus fornecedores no Ceará, superando a dificuldade de encontrar prestadores de serviços em tornearia e usinagem, além de fornecedores de insumos plásticos e reciclados.

“Entre as empresas participantes, algumas já haviam prestado serviços para Mallory, mas estavam afastadas. Agora, elas terão a oportunidade de aprimorar os seus serviços a partir das capacitações que estão sendo oferecidas e também a chance de se reaproximar da âncora, entrando novamente para o seu hall de fornecedores. A geração de leads acontece também entre as próprias fornecedoras, com o compartilhamento de atividades, clientes, maquinário e pessoal, fortalecendo, dessa forma, a importância do associativismo, mais um pilar do PQF”, destaca o analista de inovação do IEL Ceará, Fábio Braga.

Fábio destaca que o IEL Ceará, por meio da sua área de Inovação, promove a aproximação entre as lideranças das empresas, fazendo toda a mobilização e a realização dos fóruns com os fornecedores e as âncoras. De acordo com ele, o plano de atividades de consultorias e capacitações foi estrategicamente desenhado com temáticas relevantes para as empresas fornecedoras, de modo a contribuir com a evolução nos processos gerenciais e a maturidade na gestão das empresas. O projeto vem sendo executado ao longo deste ano e a previsão de conclusão é até fevereiro de 2023.

Leonardo Ribeiro, diretor da Polimatec, empresa do setor metalmecânico com 35 anos de mercado, e da Nordplast, empresa especialista em injeção de plástico, avalia que a experiência de participar do PQF tem sido muito positiva. Para ele, além da oportunidade de aproximar as suas empresas a grandes indústrias, o PQF é fundamental porque vem acompanhado de uma série de capacitações de grande relevância que irão impactar decisivamente na competitividade e na prosperidade de seus negócios.   

“Essas iniciativas são de extrema importância para ambos os lados, tanto para as grandes empresas que necessitam de uma ferramentaria e de uma terceirização de injeção de plásticos, quanto para nós, que precisamos de mais clientes e atrair mais negócios. O programa acaba agregando valor a todos os envolvidos. A expectativa é de que com esse programa a gente crie relações, atraia negócios e todos tenham seus objetivos alcançados”, declara o empreendedor. 
  
O analista de inovação do IEL Ceará explica que entre as principais dificuldades das empresas fornecedoras, que em geral são negócios de pequeno porte, é o desenvolvimento de produtos e insumos para o atendimento das necessidades das empresas-âncoras e de processos de inovação que fomentem essa prática interna. Para ajudá-las a superar esses desafios, o IEL Ceará estruturou diversas ações, servindo de elo de ligação entre as soluções e abordagens mais utilizadas hoje no mercado e as demandas empresariais. O portfólio de soluções, construído com foco em inovação e transformação digital, é um dos diferenciais do projeto, além de consultores que acompanham as tendências de mercado, com ferramentas e abordagens modernas.

“O foco da evolução empresarial hoje é a qualificação de pessoas. Os times das empresas necessitam conhecer o que hoje temos de ferramentas e metodologias de gestão. Mas, é necessário a sensibilização empresarial, dos líderes, uma estratégia top down para que haja esse movimento junto aos colaboradores de cada empresa fornecedora. O PQF hoje quer ofertar qualificações soft e hard skills, preparando o colaborador e as lideranças para cenários de desafios constantes de mercado”, ressalta Fábio.

As atividades do projeto seguem o seguinte cronograma: 

17 a 20/10 - Capacitação em “Estratégias e Ferramentas de Marketing Digital”
18/10 - Palestra sobre “Ambientes de cooperação impulsionam as empresas a serem mais competitivas”
20/10 - Encontro de negócios com a Inoplast
24 a 27/10 - Capacitação em Liderança
27/10 - Palestra sobre “Ferramentas de liderança corporativa”  
07 a 10/11 - Capacitação em “Práticas e processos de gestão de pessoas”
21 a 24/11 - Capacitação “Formando times de inovação”.

As consultorias em processos gerenciais e produtivos e as consultorias em processos de gestão financeira e de custos seguem até 30/11, nas empresas participantes.

Saiba mais

O PQF visa aumentar a competitividade de cadeias produtivas e alavancar a geração de negócios entre empresas compradoras (empresas-âncoras) e seus fornecedores locais, por meio da qualificação e interação empresarial. A iniciativa integra e promove a qualificação de fornecedores, redes de empresas e cadeias produtivas, capacitando-as em diversas áreas de gestão, tais como: estratégica, comercial, financeira, qualidade, inovação, saúde e segurança no trabalho, produção e responsabilidade social e ambiental. Na prática, o programa atua para que o mercado local e grandes empresas encontrem bons fornecedores para seus negócios.

“O PQF contribui para a geração de negócios e para a qualidade dos negócios realizados entre as empresas cearenses fornecedoras de bens e serviços industriais e grandes e médias empresas compradoras. À medida em que capacita empresas de menor porte para atender às exigências de grandes empreendimentos implantados no Ceará, o programa fortalece a cadeia produtiva e promove o desenvolvimento local”, explica a gerente da área de Inovação e Pesquisas do IEL Ceará, Margaret Lins.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA