SESI Ceará leva ação educativa sobre câncer de mama em homens a trabalhadores da Gerdau

Na última semana, profissionais da saúde do SESI Ceará realizaram uma ação educativa sobre prevenção e tratamento do câncer de mama em homens, como parte da programação alusiva à campanha do Outubro Rosa, junto aos profissionais da Gerdau, em Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza.

Nos dias 6 e 7 de outubro, os colaboradores da empresa assistiram às palestras da Enfermeira do Trabalho Huiara da Silva e do Enfermeiro do Trabalho e Supervisor de Serviços de Saúde do SESI Ceará Lindemberg Rodrigues. Foram abordadas a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama em homens, e temáticas como a definição, a epidemiologia, as características da doença, além de fatores de risco, sintomas, exames e autoexame e tratamento. Foi usada a dinâmica da “Árvore do Cuidado”, em que os participantes são convidados a deixarem mensagens de prevenção para colegas de trabalho.

“Os participantes interagiram bastante. O momento levantou muitos questionamentos, por não terem tanto conhecimento dos casos de cânceres de mamas no meio masculino. É uma realidade que existe e que merece a nossa atenção”, afirma Lindemberg.

O câncer de mama masculino no Brasil

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres e também pode atingir o sexo masculino, apesar de ser menos comum. Em 2022, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos de câncer de mama, no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), sendo cerca de 1% em homens. Se descoberto nas fases iniciais, a doença chega a ter mais 90% de possibilidade de cura. Portanto, investir em ações preventivas é indispensável.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA