Sindienergia-CE realiza almoço de balanço do Proenergia Summit 2022 e apresenta as novidades para a edição 2023

Na última sexta-feira (07/10), o Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia-CE) realizou um almoço com parceiros, diretoria, associados e patrocinadores, no restaurante La Pasta Gialla, para apresentar os resultados do Proenergia Summit 2022, principal evento anual do sindicato, realizado neste ano em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Sebrae Ceará, SESI Ceará, SENAI Ceará e o apoio do Governo do Estado e da ADECE.

Essa edição do evento ocorreu nos últimos dias 21 e 22 de setembro, pela primeira vez, no Centro de Eventos do Ceará, reunindo um público seleto, como alguns dos maiores players e empresários do setor, membros de instituições nacionais e internacionais, academia e interessados no setor de energia, em torno do momento atual de Transição Energética, eleito o macrotema da edição 2022.

O resultado foi uma discussão rica, negócios sendo realizados e iniciados, momentos importantes sendo selados, networking e a comprovação de que o Ceará ocupa, atualmente, uma posição muito estratégica no processo de descarbonização nacional e mundial. O evento reuniu cerca de 2 mil pessoas e foi destaque na imprensa local, nacional e especializada. Os presentes no almoço de hoje foram unânimes ao falar da evolução e grandiosidade do evento.

Dentre as presenças na edição 2022 do Proenergia, a do presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante; a do presidente do Sindienergia-CE, Luis Carlos Queiroz; do presidente da Absolar, Ronaldo Koloszuk; do presidente da Vestas, Eduardo Ricotta; do presidente e diretor da Qair, Armando Abreu e Gustavo Silva, respectivamente; a do Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Enel Green Power Brasil, Jean Philippe Bellavia; a do executivo da Enel X, Carlos Eduardo Cardoso; Adriano Burger, diretor na BP; representantes do Ministério de Minas e Energia, ANEEL, CCEE, CHESF, Governo do Estado, Banco do Nordeste, ADECE, Sedet, Banco Mundial, Governo Britânico, Energy Vault, Newxway Eficiência, 2W Energia, Worley, M. Dias Branco, CPE, Cimento Apodi, dentre outras instituições e empresas.

O evento colocou em evidência o que há de mais moderno no setor, como hidrogênio verde, descarbonização dos processos, mobilidade urbana, cidades sustentáveis, políticas públicas, transporte de energia, regulações, eólica offshore, solar fotovoltaica, biogás, investimentos no setor de energia, dentre outros temas. Houve espaço ainda para importante Rodada de Negócios – promovida pela ADECE, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET), e pelo Governo do Estado -, que se mostrou outro ponto alto do evento.

Troféu Jurandir Picanço é entregue ao empresário Lauro Fiúza Jr

Um dos momentos ápice dessa edição do Proenergia Summit 2022 foi a entrega do Troféu Jurandir Picanço, que neste ano prestou homenagem ao empresário Lauro Fiúza Jr., um dos precursores das energias renováveis no Ceará e no Brasil, fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Servtec. O empresário, que também realiza um valoroso trabalho social, recebeu a honraria das mãos do seu filho, Lauro Fiúza Neto, e destacou o relevante apoio da família ao longo de sua jornada.

Assinatura do segundo pré-contrato com o HUB de Hidrogênio Verde

No segundo dia do Proenergia Summit 2022, outro grande momento marcou o evento: executivos da AES Brasil e do Complexo do Pecém (CIPP S/A) assinaram pré-contrato para a instalação de uma planta de produção e comercialização de hidrogênio verde e derivados na ZPE Ceará, a zona de processamento de exportação do Complexo do Pecém.

A iniciativa agregou importantes nomes, como Danilo Serpa (presidente do Complexo do Pecém), Eduardo Neves (presidente da ZPE Ceará), Duna Uribe (diretora comercial do Complexo do Pecém), além de executivos da AES Brasil e do presidente do Sindienergia, Luis Carlos Queiroz, que participou do momento solene de assinatura.

Agradecimentos especiais e o anúncio do Proenergia Summit 2023

Durante a sua fala no almoço da última sexta, o presidente do Sindienergia-CE, Luis Carlos Queiroz, falou da superação de expectativas nesta edição do evento e do desafio de seguir evoluindo e agregando ainda mais nas próximas edições. “Superamos todas as nossas expectativas - é essa a sensação que todos nós que fazemos o Sindienergia tivemos desde a abertura até a finalização do Proenergia Summit 2022. É esse o nosso sentimento e também de quem ouvimos e prestigiou o evento, de que o evento surpreendeu pela qualidade, pela grandiosidade de quem participou - dos empresários, da indústria, da academia -, entre cearenses, brasileiros e representantes mundiais, todos em torno desse macrotema importantíssimo que é a Transição Energética. Chego à conclusão de mais um Proenergia muito feliz, com o sentimento realmente de uma entrega bastante satisfatória. Só tenho a agradecer a todos que contribuíram para o êxito do Proenergia Summit 2022 - parceiros, apoiadores, patrocinadores, palestrantes, organização, imprensa e toda a equipe envolvida ``, ressaltou.

E completou já apresentando informações sobre a edição 2023 do evento. “O desafio e a responsabilidade para o Proenergia Summit 2023 com o sucesso da edição deste ano, ficou maior. Mas, o nosso compromisso é que será melhor ainda: vai acontecer nos dias 20 e 21 de setembro de 2023, em uma área maior no Centro de Eventos, abordando um tema fantástico - Descarbonização. Então, vamos englobar e estamos inserindo diversas áreas - gás, petróleo, energias renováveis...vários clusters envolvidos nesse tema tão importante e atual. Fica aqui o convite para que todos participem, pois nós já estamos trabalhando para que o sucesso seja contínuo”, finalizou.

O Proenergia Summit 2022 contou com o apoio e parceria da FIEC, Sebrae, SENAI, SESI, ADECE, Governo do Estado, Enel Green Power, Enel X, bp, Banco do Nordeste, Governo Federal, Ceneged, Qair, 2W Energia, B&Q, FCG Participações, Soma Energia, XP Investimentos, Cegás, CPE Engenharia, Cosampa, Eco Energia, HL Soluções Ambientais, R. Amaral Advogados, RZA Advogados Associados, NWSoft, H3 Solar, BS Cash, Agência Octa, Café Caramello e Sotis Eventos.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA