A indústria cearense e o fortalecimento da inserção internacional são temas da coluna de Karina Frota no Jornal O Povo


A indústria cearense e o fortalecimento da inserção internacional são temas da coluna da Gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Karina Frota, no Jornal O Povo. Semanalmente, ela publica textos sobre comércio exterior e suas vertentes no periódico.

Leia o texto completo:

É visível a “maestria” da classe industrial cearense, especialmente na superação de desafios lançados e herdados pela crise sanitária. A indústria do estado é forte, é resiliente. Enfrentou de cabeça erguida um dos períodos mais críticos da economia mundial. Demonstrou sua inesgotável capacidade de superação. Desenvolver uma estratégia assertiva para a inserção internacional pode ser um grande diferencial competitivo.

No momento presente, é necessário recuperar estratégias consistentes de desenvolvimento econômico e social estabelecidas antes da crise. O estado que construiu um alicerce resistente e é esquina do Atlântico, precisa avançar na área internacional e usufruir dos benefícios que o mercado global pode proporcionar.

Temos uma educação que é referência no Brasil, uma situação fiscal equilibrada, um nível de transparência extremamente satisfatório. Equipamentos industriais e portuários estratégicos. E uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) com legislação moderna através do novo marco legal.

O Ceará atrai olhares de investidores internacionais que buscam locais estáveis, preparados para a geração de negócios. Um Estado pronto para decolar, mas que precisa ajustar e tracionar o seu processo de internacionalização para fortalecer e desenvolver negócios e parcerias que gerem riquezas e oportunidades para a sociedade cearense.

Acesse a coluna no Portal O Povo+ clicando AQUI

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA