Projeto científico do Grupo Mulheres do Brasil e UFC em parceria com o SENAI Ceará vence Prêmio nacional que valoriza o respeito aos Direitos Humanos

O projeto científico “Pacto Colaborativo Pela Não Violência à Mulher”, do SENAI Ceará, venceu o Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2022, promovido pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho.

Organizado em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil, núcleo Fortaleza, e o Insight Data Science Lab, da Universidade Federal do Ceará (UFC), o projeto social tem como objetivo desenvolver as ações de enfrentamento e prevenção à violência contra a mulher, por meio da criação de uma rede de prevenção e proteção integrada pelos órgãos governamentais e não governamentais do Estado do Ceará, estabelecendo um canal único entre as instituições e as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Em meio às atividades do projeto social, o SENAI Ceará tem apoiado todas as ações do pacto e construído uma agenda em prol da população. A iniciativa foi organizada por uma comissão multidisciplinar composta pelos seguintes integrantes: Annete Reeves de Castro, José Antônio Fernandes de Macêdo, Silvia Rebeca Sabóia Quezado, Márcia Maria Vieira de Sá, Aline Lima de Paula Miranda e Tiago Dias da Silva e também com o apoio das seguintes instituições: UFC, Governo do Estado do Ceará, Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará (IRIS), Grupo de Mulheres do Brasil, Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Defensoria Pública do Estado do Ceará, Superintendência Regional do Trabalho do Estado do Ceará (SRTE), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC Ceará).

Para a pesquisadora do Insight Data Science Lab, Rebeca Quezado, o pacto cumpre com sua função social. “O "Pacto Colaborativo Pela Não Violência À Mulher" tem como assinatura a implementação dos Direitos Humanos em um mundo contemporâneo que, cada vez mais, anseia pela efetivação das políticas públicas, sobretudo em prol das mulheres vítimas das mais variadas formas de violência”, ressalta.

Opinião que foi complementada pelo Cientista-chefe de Dados da Transformação Digital do Governo do Estado do Ceará, Prof. Dr. José Macêdo: “O referido projeto científico tem como nascedouro o Insight Data Science Lab, da Universidade Federal do Ceará (Brasil), a partir de pesquisas científicas multidisciplinares em consonância com ações estratégicas do Grupo Mulheres do Brasil (núcleo Fortaleza/CE) para a construção do edifício da democracia juntamente com instituições que almejam o caminho da cultura de paz”, concluiu.

Prêmio Anamatra

O Prêmio Anamatra de Direitos Humanos (2022), tem como objetivo valorizar ações realizadas por pessoas físicas e jurídicas que estejam comprometidas e que promovam, efetivamente, a defesa dos direitos humanos no mundo do trabalho.

A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) tem como iniciativa valorizar ações concretas de promoção e defesa dos direitos humanos nas relações de trabalho, atinentes à educação para o pleno exercício dos direitos sociais; ao combate a todas as formas de discriminação no mercado de trabalho; à inclusão de deficientes; ao combate ao trabalho infantil, escravo e degradante; à defesa do meio ambiente do trabalho e a defesa e promoção do trabalho decente.


 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA