Setembro amarelo: empresa de serviços de saúde mental recebe o PEIEX, projeto realizado pelo CIN, para alcançar pacientes fora do Brasil

Cuidar da saúde mental sempre foi necessário para a convivência em harmonia consigo mesmo e em sociedade. Em um mundo amplamente digital, no qual se perde a noção de tempo e espaço, os serviços que auxiliam nesse processo tornam-se cada vez mais necessários e competitivos. Não é à toa que, neste ano, passou a valer a classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Síndrome de Burnout. Agora, ela é caracterizada como uma doença provocada pelo esgotamento físico e mental associada ao trabalho.

Pensando no crescimento dos índices de doenças mentais, especialmente num contexto de arrefecimento da pandemia, uma startup que oferece serviços de saúde mental no ambiente de trabalho está fazendo parte do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) realizado pelo Centro Internacional de Negócios (CIN), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). A atuação no Ceará, que iniciou em 2021, agora ganhou novo corpo com a internacionalização da empresa que tem o objetivo de buscar o mercado mundial.

O PEIEX é oferecido em parceria com a Apex-Brasil com o objetivo de que uma empresa inicie o processo de exportação de forma planejada e segura. O CIN é a entidade executora do programa, atuando na aplicação da metodologia e na qualificação das organizações. Por isso, a AMAR.elo, startup de serviços de saúde mental para colaboradores de empresas, buscou os serviços locais.

De acordo com o CEO da empresa, Aleks Mesquita, a ideia surgiu a partir de uma campanha de atendimento, na qual foram atendidas pessoas em Portugal, Estados Unidos e França. "Desta forma, percebemos que a dor era mundial", explica o empresário. "Pesquisamos que a dor da saúde mental nas empresas é mundial e então pensamos: por que não levar isso para outros países?".

Mesquita considera que a internacionalização, de fato, não é algo "simples". Em decorrência dessa concepção foi a entrada no PEIEX. "Estar no programa nos ajudaria a entender e nos preparar para esse grande passo. Nós pretendemos levar nossos serviços para outros países no prazo de 1 a 2 anos e já queremos nos preparar para isso de agora", avalia.

A missão da AMAR.elo é tornar o ambiente de trabalho um local emocionalmente sustentável. Para isso, a startup fornece serviços de terapia on-line como ferramentas para o RH, com o objetivo de fazer uma análise da saúde mental da empresa, colaborando assim com a compressão da importância da saúde emocional dos colaboradores.

Sobre o PEIEX

O PEIEX é o Programa de Qualificação para Exportação oferecido pela Apex-Brasil, tendo o CIN como unidade executora no Ceará, para que uma empresa inicie o processo de exportação de forma segura. Nele, profissionais especialistas em comércio exterior orientam os empresários nos caminhos mais adequados para o mercado externo.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA