Pesquisadores apresentam projeto que pode revolucionar processo de pasteurização de leite ao presidente do Sindilacticínios-CE

Na tarde desta segunda-feira, 26/09, professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) estiveram na Casa da Indústria para apresentar ao Presidente Sindilacticínios-CE, José Antunes Mota, o projeto que pretende criar um novo processo pasteurização de leite bovino, substituindo os métodos tradicionais existentes.

A ideia dos pesquisadores é utilizar a luz ultravioleta (UVC) como alternativa não-térmica à pasteurização de leite. A apresentação foi feita pela Profa. Juliane Gasparin, do departamento de laticínios da faculdade de Engenharia de Alimentos - UFC, pelo Prof. Clodoaldo Carvalho Filho, da área térmica da faculdade de Engenharia Mecânica - UFC e pelo Prof. Glendo Guimarães (IFCE), especialista no campo da óptica. Também faz parte do projeto a Profa. Luciana Siqueira, da área de bioquímica do departamento de Engenharia de Alimentos - UFC. Além deles, também estava presente na reunião o head do HUB de Inovação do IEL Ceará, Fábio Braga.

“Nossa proposta é utilizar esse sistema de luz UVC para substituir a atual tecnologia de pasteurização do leite bovino, com o controle e a redução de microrganismos. Acreditamos que haverá redução de custos e os resultados podem ser tão bons ou melhores que os processos atuais”, comenta a Profa. Juliane Gasparin.

Segundo os pesquisadores, ainda não há, no Brasil, equipamentos de pasteurização de leite com uso da luz UVC. O Ceará pode se tornar um grande caso de inovação no setor de laticínios. O Prof.Clodoaldo Carvalho Filho pondera que alguns parâmetros serão estudados, para alcançar os resultados esperados. “Alguns parâmetros de uso da luz ultravioleta e da irradiação ainda não são conhecidos e dependem muito das condições da matéria-prima, do leite. Talvez sejam padrões que variem, de acordo com a região em que se trabalha. Esta é uma das questões que pretendemos responder, conhecendo a tecnologia e definindo parâmetros para que se possa calibrar o sistema para nossas necessidades, das nossas indústrias”.

Para o Presidente do sindicato, José Antunes, o projeto vai muito além da economia financeira com equipamentos, processos e mão de obra: “Isso vai fazer com que o pequeno produtor possa pasteurizar o leite em sua propriedade e colocar o produto à disposição do mercado, com selo de qualidade. A pasteurização de leite com luz UVC também é uma forma de reduzir o uso de madeira nas caldeiras, ajudando a preservar o meio ambiente. A proposta nasceu na Academia e nós compramos a ideia”, disse.

A apresentação ao Sindilacticínios-CE é uma etapa importante de aprovação que vai dar seguimento às próximas etapas, pois a pesquisa formal aguarda, agora, a definição de parceiros patrocinadores do projeto. Para isso, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) vai dar apoio total na intermediação entre pesquisa e recursos financeiros para tornar real esta inovação, como explica o Head do HUB de Inovação do IEL Ceará, Fábio Braga: “Tudo envolve negociação e repasse de recursos, para que a inovação seja desenvolvida. O papel do IEL é fazer a gestão de projetos para que as etapas aconteçam dentro do prazo, junto aos professores”, comenta.

 


 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA