Integrantes do Centro de Inovação SESI Ceará participam de evento do Ministério da Saúde e Campus Party Brasil, em Brasília

Ana Lívia Castro, Caroline Diniz e Juliana Albuquerque, que integram o Centro de Inovação do SESI Ceará, participaram do Programa de Inovação, na capital federal, nos dias 27 e 28 de agosto. O evento faz parte do Projeto Inova Dados, promovido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT), da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde. O objetivo é otimizar o uso de dados, informações e evidências científicas na área da saúde e de reestruturar o sistema de informações do Ministério da Saúde. Além disso, buscar alternativas eficazes e tecnológicas voltadas às necessidades do Sistema Único de Saúde, o SUS.

"A participação foi maravilhosa para o desenvolvimento da solução, aproximação dos participantes e o melhoramento da técnica de machine learning utilizada. Evoluir na ideia, construir junto com o time e entender junto ao DECIT todas as lacunas que podem ser transformadas com as ferramentas de ciência de dados e evolução nos sistemas me deixa feliz, em saber que estou contribuindo para uma solução de escala nacional”, afirma a Analista de Estudos Técnicos e Pesquisas, Ana Lívia Castro.

Saiba mais sobre o Programa de Inovação

O evento conta com 4 etapas: Hackathon on-line, Hackathon presencial, Programa de Aceleração e Demo Day. O Hackathon on-line teve participantes de todo Brasil e aconteceu entre 11 e 18 de junho deste ano. Foram 317 participantes ativos e 60 equipes formadas, contando com 71 mentores. Os primeiros resultados foram 33 projetos gerados pelo Brasil e 23 estados envolvidos.

Os cinco melhores projetos foram selecionados para a etapa presencial. A equipe formada por Juliana, Caroline e Ana Lívia, integrantes do Centro de Inovação SESI, ficou em primeiro lugar e teve a participação de Nonato Castro e Adilmo Henrique.

A solução

A solução apresentada foi uma plataforma de dados e evidências científicas que reúne os macroprocessos do DECIT em um só lugar, facilitando o acesso dos público alvo, usando técnicas de linguagem natural e machine learning para disseminar as evidências científicas que viabilizem as tomadas de decisão. Em Brasília, os participantes puderam aperfeiçoar esta solução.

A próxima etapa será um processo de aceleração das equipes e dos projetos, resultando em um evento demonstrativo, com oportunidades para Ministério da Saúde incorporar as soluções ao SUS.
 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA