Empresários ligados ao SIMEC conhecem projetos do Instituto SENAI de Tecnologia

Nesta quarta-feira, 27/07, quatorze industriais ligados ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Ceará (SIMEC), associado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), conheceram as instalações do Instituto SENAI de Tecnologia (IST), localizado em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza.

A visita começou no Habitat de Inovação do SENAI, ambiente que reúne as seguintes empresas: M. Dias Branco, 3E, Impacto, FWK, B&Q, Deway, MTM Telecomunicações e HL Soluções Ambientais. As empresas desenvolvem projetos destinados à otimização dos trabalhos e melhoria dos serviços prestados pelas indústrias. Um deles, por exemplo, tem gerado energia limpa a partir do gás emitido pelos dejetos dos animais e, por conta da criatividade, recebeu subsídio financeiro da Plataforma de Inovação para a Indústria do Departamento Nacional do SENAI.

Para a viabilização desses projetos, editais são lançados com o objetivo de que cada vez mais empresas submetam projetos que tragam soluções necessárias à indústria. “A importância dessa visita é nós fortalecermos o relacionamento entre os nossos associados e toda essa nova configuração que o SENAI Ceará vem fazendo através do Instituto SENAI de Tecnologia. Por isso, estamos hoje aqui para mostrar aos nossos empresários o potencial que o SENAI Ceará tem para que possa alavancar cada vez mais os nossos negócios e desenvolver as nossas indústrias", ressaltou o Presidente do SIMEC, Sampaio Filho.

Centro de Inovação do SESI

Os empresários também tiveram acesso ao portfólio de serviços oferecidos pelo Centro de Inovação do SESI. Oportunidade para os representantes da iniciativa privada conheceram o projeto SESI TECH, que visa o fomento às inovações tecnológicas. Trata-se de uma chamada regional que tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras, em produtos e/ou serviços, direcionados para Saúde e Segurança do Trabalho (SST), que serão aplicados às demandas industriais. “As soluções poderão ser propostas por indústrias e startups de base tecnológica. Será investido dez milhões de reais para a cooperação, o desenvolvimento de produtos (bens) e/ou processos inovadores, novos ou aprimorados, que promovam o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções nos processos e produtos com foco em Saúde e Segurança do Trabalhador, aplicados às demandas industriais.
As empresas proponentes também poderão contar com a expertise do Instituto SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica – IST EMM para contribuir com o desenvolvimento.

A última etapa da visita foi a apresentação dos trabalhos desenvolvidos nos laboratórios de química, metrologia, ensaio de bebidas e alimentos, que propiciam alternativas mais eficientes para as indústrias como, por exemplo, as técnicas utilizadas para a impressão 3D. “A visita possibilita que nós venhamos a desenvolver projetos e novos produtos e que a gente possa colocar em nossas linhas de produção com inovação, além de buscar captar recursos”, concluiu Sampaio Filho.

O Gerente do Instituto SENAI de Tecnologia e Centro de Inovação do SESI Ceará, Carlos Egberto, enfatizou como o potencial tecnológico oferecido pelos laboratórios do SENAI IST/Maracanaú podem viabilizar o trabalho dos empresários. “Na parte de tintas, a gente sempre focou muito no tempo para o empresário. Então, a gente consegue reduzir muito tempo para o empresário estar com o produto dele certificado. Antigamente, as empresas do estado do Ceará buscavam os laboratórios geralmente em São Paulo e Rio de Janeiro, onde esses ensaios chegam a demorar até quarenta dias para a tinta estar certificada, fora o tempo de translado. Hoje, fazemos de uma forma bem mais ágil, respeitando os tempos de ensaio que a norma exige e a gente tem um resultado para a empresa em uma média de uma semana”, afirmou.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA