18° Energia em Pauta abordará a abertura do mercado livre de energia no Brasil, proposta pelo PL 414/21

A 18ª edição do Energia em Pauta, evento mensal realizado pelo Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços Elétricos do Estado Ceará (Sindienergia-CE) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e o Sebrae, ocorrerá na próxima quinta-feira, 21 de julho, às 17 horas, abordando a “Abertura do setor elétrico para o mercado livre – PL 414/21”. A discussão será transmitida ao vivo, direto do Observatório da Indústria da FIEC, para o público interessado, por meio do canal do Sindienergia no YouTube (Sindienergia CE).

Para a importante abordagem, o Sindienergia e o Sistema FIEC receberão grandes nomes do setor energético, ligados ao setor elétrico. Já confirmados: Galdino Lamas de Barros, Assessor da Presidência na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE); e Danilo Forte, deputado federal cearense, presidente da Frente Parlamentar de Energias Renováveis. Na moderação, Filipe Souza, Gerente de Geração da Kroma Energia, empresa associada ao Sindienergia, que atua na gestão estratégica orientada para o mercado livre de energia.

Considerado o “Novo Marco Regulatório do Setor Elétrico”, o PL 414/2021 tem a perspectiva de alavancar novos investimentos, acelerar a transição energética e potencializar a inovação e o desenvolvimento tecnológico do setor, tornando o acesso ao mercado livre de energia mais democrático.

Isso porque, diferentemente do mercado regulado, onde a energia elétrica que é distribuída aos consumidores cativos tem preços regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no mercado livre, a negociação dos valores cobrados pela energia se dá livremente entre comercializadoras e consumidores. O acesso à essa modalidade hoje, no entanto, é limitado aos clientes da alta tensão. Vale lembrar que a energia comercializada no mercado livre é oriunda de fontes limpas – eólica e solar.

Os interessados em acompanhar a discussão do 18° Energia em Pauta devem realizar a inscrição AQUI, disponível também no perfil do Sindienergia-CE no Instagram (@sindienergiaceara).

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA