Centro de Inovação do SESI Ceará apresenta etapa final do Projeto SWAM às empresas da Construção Civil

Na manhã desta terça-feira, o Centro de Inovação do SESI Ceará apresentou o encerramento do Projeto SWAM - Safety Work Analytical Monitoring (ou “Monitoramento Analítico de Segurança do Trabalho”) para representantes de três empresas da Construção Civil, que são os idealizadores dessa solução e pretendem implantar o sistema inovador de monitoramento de riscos em obras e também adaptar para outros setores empresariais. A solução proposta no projeto é utilizar imagens de câmeras de vídeo para a identificação dos riscos a fim de corrigi-los, reduzindo as estatísticas de acidentes.

Participaram da reunião: o Coordenador de PD&I do Centro de Inovação do SESI Ceará, Bruno Simões; o Engenheiro Pesquisador do Centro de Inovação SESI Ceará, Rodrigo Nogueira; e o Diretor Técnico da C. Rolim Engenharia, Alexandre Mourão; e de forma remota: o Superintendente Técnico da Idibra Participações, Cristiano Barcelos Fontenele; e o Diretor da Construtora Montenegro, Marcelo Silva Montenegro Filho.

"Estamos concluindo mais uma inovação nas indústrias da construção civil. Dessa vez, construímos, junto à UFC, uma solução na área de visão computacional que gerará mais segurança e vai garantir a saúde nos ambientes de obras. O SWAM poderá ser adaptado para outros ambientes empresariais", explica Bruno Simões.

A plataforma de monitoramento contou com o desenvolvimento de inteligência artificial, através da programação de algoritmos, por especialistas da Universidade Federal do Ceará (UFC), e com o desenvolvimento de interface realizada pelo Centro de Inovação do SESI de Santa Catarina. Com a análise automatizada das imagens das câmeras, são gerados relatórios estatísticos que indicam todos os fatores de risco identificados pela inteligência artificial, proporcionando às empresas, além dos dados quantitativos, a tomada de decisões importantes para mitigar tais riscos que, de maneira geral, são influenciados por questões espaciais (obras tanto horizontais quanto verticais) e pelas etapas de obra, que necessitam de atenção e cuidado diferenciados.

Um dos objetivos da implementação do sistema de análise SWAM é, também, identificar os desvios e condições de insegurança nos canteiros de obras. Com a repetição de atividades rotineiras, tais como a movimentação dos operários e a utilização de equipamentos de segurança, é possível captar o padrão dessas ações e, consequentemente, transformá-lo em referência para que a inteligência artificial assimile e trace o perfil das situações de risco. O sistema inteligente também fornece estimativas da probabilidade de ocorrência de desvios, incidentes, acidentes sem afastamento de trabalhadores de suas atividades, acidentes com afastamento e fatalidades.

Os benefícios da implantação do SWAM podem gerar redução dos custos de produção; aumento de produtividade, gerando diferencial competitivo; impacto social, ao garantir mais segurança ao trabalhador da Construção Civil; e impacto tecnológico, representando um grande avanço tecnológico, aumentando a previsibilidade de acidente e, consequentemente, condições diretas de prevenção.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA