SENAI promove oficina sobre prevenção ao uso de drogas para jovens da Aprendizagem da unidade Jacarecanga

Nesta sexta-feira, 01/07, cerca de 140 jovens das turmas de Aprendizagem da unidade SENAI Jacarecanga participaram da oficina “A prevenção ao uso indevido de drogas - efeitos e riscos do consumo entre jovens”. A palestra foi ministrada por João Maria Albuquerque, Presidente da Associação Cearense de Comunidades Terapêuticas e Diretor-Fundador da Comunidade Terapêutica Grão de Mostarda. A oficina é uma ação do Programa SENAI de Ações Inclusivas - PSAI.

Durante a palestra, João Maria deu seu depoimento, como dependente químico em recuperação, para conscientizar os jovens aprendizes sobre os malefícios do uso de drogas. Além disso, apresentou dados importantes sobre saúde pública, os efeitos devastadores do uso de entorpecentes e como os órgãos especializados categorizam os vários tipos de substâncias.

“Hoje, a política pública funciona em três eixos: prevenção, acolhimento e reinserção.Nós, da Grão de Mostarda, buscamos trabalhar a prevenção, entrando em escolas para mostrar o dano causado por qualquer tipo de droga ou substância que altera a mente e o humor de uma pessoa. Nada melhor do que passar informações sobre pesquisas e dar o testemunho do que a droga fez na minha vida e na vida de quem é atendido pela comunidade. Hoje, graças a esta parceria entre SENAI Ceará e Grão de Mostarda, está acontecendo um curso de pedreiro, lá dentro da instituição, e esta inserção, através de um certificado de formação, tem feito muita diferença”, afirma João Maria.

A Comunidade Terapêutica Grão de Mostarda atende, atualmente, a cerca de 90 dependentes químicos de diferentes faixas etárias, de 18 a 70 anos, com acolhimento e tratamento.


 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA