Estudo do Observatório da Indústria aponta que quase metade dos empresários industriais cearenses perceberam efeitos negativos nas empresas por causa da Guerra na Ucrânia

Uma sondagem especial realizada pelo Observatório da Indústria, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), e publicada nesta segunda-feira (27/06), aponta que quase metade dos empresários cearenses perceberam efeitos negativos da Guerra na Ucrânia em suas empresas. Os dados foram compilados com base em informações condensadas durante o mês de maio deste ano.

De acordo com a "Sondagem Especial: Impactos da Guerra na Ucrânia no Setor Industrial Cearense", 44,9% dos empresários cearenses indicaram ter percebido efeitos negativos nas empresas após o início do conflito. Cerca de 29,6% disseram não ter percebido mudanças, enquanto 25,5% não souberam ou preferiram não responder.

A análise indica que, dentre os empresários que afirmaram terem sentido mudanças negativas, os motivos mais presentes foram: aumento de preços de insumos e/ou de matérias-primas (79,4%); aumento no custo de energia (66,8%); e dificuldade logística (31,1%).

Ao todo, foram entrevistados 91 empresários industriais cearenses, sendo 71 da indústria geral e 20 na construção civil. O período de coleta foi realizado entre os dias 1º e 12 de abril deste ano.

O estudo completo está disponível na sessão "Sondagens Especiais", do site do Observatório da Indústria. Clique aqui para acessá-lo.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA