SENAI Ceará fecha parcerias com Seduc em evento realizado no Ministério da Educação

Nos dias 20 e 21/06, a Gerente de educação profissional do SENAI Ceará, Sônia Parente, participou, em Brasília, do seminário de parcerias ‘QUALIFICA + itinerário’, de formação profissional, com o intuito de fechar parcerias com a Secretaria de Educação do Estado, Seduc, para oferta de cursos técnicos do Novo Ensino Médio. “Foi um momento e uma participação muito importante. A presença do SENAI Ceará foi estratégica para que nós pudéssemos entender as orientações do Ministério em relação ao Qualifica Mais e implantação do Novo Ensino Médio e também fortalecer toda a articulação que nós temos com a Seduc, a partir da interlocução e relacionamento que o nosso Diretor Regional, Paulo André Holanda, já construiu e podermos consolidar ainda mais o SENAI como um ofertante do eixo 5 do Novo Ensino Médio e um parceiro em potencial para a Secretaria de Educação. Então, foi um momento muito importante e que dará bons frutos”, ressaltou a gerente de educação do SENAI Ceará, Sônia Parente.

Estiveram presentes no evento a equipe técnica do Ministério da Educação (MEC), Secretarias de educação de todo país, representantes de outros cinco Departamentos Regionais do SENAI, além do gestor executivo do SENAI Nacional, Felipe Morgado.

Ainda dentro do seminário, houve um momento de reuniões bilaterais para negociações de oferta, ocasião em que Sônia Parente se reuniu com o Coordenador de educação profissional do Estado do Ceará, Rodolfo Sena.

Programa Qualifica Mais

O Programa Qualifica Mais do Ministério da Educação do Governo Federal é um programa de qualificação profissional voltado para a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho. Importantes áreas temáticas são contempladas, no intuito de oportunizar qualificação laboral gratuita e contribuir para o desenvolvimento da região.

Novo Ensino Médio

Pela lei, para que o novo modelo seja possível, as escolas devem ampliar a carga horária para 1,4 mil horas anuais, o que equivale a sete horas diárias. Isso deve ocorrer aos poucos. Em 2022, a carga horária deve ser de pelo menos mil horas anuais, ou cinco horas diárias, em todas as escolas de Ensino Médio do país. O Novo Ensino Médio é balizado pelos chamados eixos estruturantes -  processos criativos, que dão origens a itinerários formativos focados no desenvolvimento da criatividade e das expressões linguísticas, culturais e científicas. A partir de um problema ou tema central, os alunos são provocados a elaborar soluções efetivas e inovadoras.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA