Workshop do IEL Ceará orienta estudantes da Escola SESI SENAI para entrevistas de emprego e para o mercado de trabalho

Nesta quinta-feira (23/6), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) realizou mais uma ação do programa Jornada de Orientação Profissional e de Carreira com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola SESI SENAI. Trata-se do workshop “Preparação para Entrevista de Emprego e para o Mercado de Trabalho”, ministrado pela psicóloga clínica especialista em orientação de carreira, Natália Campos. Participaram do evento cerca de 150 estudantes, divididos em duas turmas, uma no turno da manhã e outra no turno da tarde.  

De forma lúdica e dinâmica, a palestrante falou sobre aspectos fundamentais para a escolha profissional, ressaltando a importância do autoconhecimento e do entendimento do mercado de trabalho. Natália apresentou as principais características do mundo BANI (frágil, ansioso, não linear e incompreensível) e mostrou como é possível se preparar para um mercado de incertezas crescentes, investindo no desenvolvimento de capacidades humanas, como empatia, resiliência, criatividade, entre outras.

A psicóloga também abordou as profissões do futuro, frisando que, na verdade, já são as profissões em alta no agora. Outros pontos de destaque na palestra foram: lifelong learning, empregabilidade, empreendedorismo e o passo a passo de como definir a profissão e a carreira a ser seguida após a conclusão do ensino médio. Ao final, alguns voluntários participaram de uma simulação de entrevista de emprego e todos receberam dicas sobre como se preparar para esse momento.      

O programa Jornada de Orientação Profissional e de Carreira contempla várias atividades, como workshops, mentorias, capacitações e elaboração de planos de ação. Neste ano, serão realizados mais dois workshops no segundo semestre. Além do autoconhecimento e desenvolvimento comportamental, o programa também está alicerçado nas oportunidades do mercado de trabalho e irá promover informações relevantes sobre as profissões (existentes e emergentes) e a análise do mercado de trabalho atual para facilitar uma escolha mais assertiva.

Saiba mais

O Programa Orientação de Carreira do IEL Ceará utiliza ferramentas diferenciadas para desenvolver o autoconhecimento, o que contribui para a identificação de habilidades e competências que servirão como ponto de partida para o planejamento de uma rota profissional em sintonia com o perfil comportamental de cada um.

Essa rota contempla trilhas de ação e desenvolvimento para alavancar o processo de aprimoramento pessoal e para a conquista dos objetivos profissionais. Toda a jornada é personalizada, de acordo com as demandas específicas de cada cliente.

O programa pode beneficiar não só pessoas individualmente (estudantes de ensino médio, profissionais em transição de carreira ou profissionais com o desejo de gerenciar melhor a própria carreira) como também empresas (escolas, instituições públicas e privadas).

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA