SENAI Maracanaú renova portfólio na área de polímeros

Desde sua criação, o plástico tem demonstrado sua versatilidade e modernidade; inicialmente com o surgimento da Baquelite, primeira forma comercial de plástico totalmente sintético - em uso até hoje, que foi capaz de substituir o marfim dos elefantes, os cascos e os chifres dos bovinos. Nos dias atuais, o plástico está presente em praticamente todos os segmentos tecnológicos, trazendo benefícios para as indústrias de cosméticos, brinquedos, automobilística, aviação, calçados, alimentos e bebidas, dentre muitos outros.

Porém, em algumas regiões do Brasil, encontrar profissionais com qualificação adequada e formação específica para a área de polímeros, não tem sido uma tarefa fácil. “No Ceará, por exemplo, região em que a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) já mapeou mais de 200 empresas que atuam no processamento dessas matérias primas, essa é uma mão de obra disputadíssima no mercado de trabalho e que, geralmente, rende boas oportunidades profissionais,” afirma o especialista Técnico do SENAI Ceará, Marcos Paulo Nogueira.

De acordo com ele, os profissionais do plástico são fundamentais para manter o bom funcionamento das indústrias do ramo, sendo responsável por atividades cruciais para o segmento, tais como: planejamento, controle, manutenção e processamento. Além disso, esses profissionais costumam realizar pesquisas acerca de características físicas, químicas e térmicas de produtos plásticos, contribuindo para o desenvolvimento de projetos de moldes e seleção de matérias-primas.

Dentro desse cenário, o SENAI Ceará, assumindo seu importante papel tanto na formação de jovens profissionais, quanto no upgrade dos já atuantes no mercado, compreendeu a necessidade de ampliar esforços para atendimento deste segmento tecnológico, e mobilizou um time de especialistas em educação profissional.

Além do próprio Marcos Paulo Nogueira, também especialista da UNED, estão envolvidos, o docente, Romário Borges, da área de Polímeros e Ferramentaria, e a consultora de vendas, Irene Sousa Stacchini (também consultora de Negócios do SESI e SENAI Ceará). Todos entraram em campo, indo ao mercado para ouvir as reclamações das indústrias do segmento, não só de fabricantes como também dos consumidores. Das Indústrias já visitadas neste 2° trimestre estão: Unipack, Lumar, IBAP, Milplastic e Dakota.

Após entender quais eram as principais carências e expectativas a serem atendidas, o SENAI Maracanaú, maior polo industrial do Ceará, com o apoio da Unidade de Educação do SENAI Ceará (UNED), passou a estruturar um novo portfólio de cursos e soluções educacionais. Além disso, a unidade passou a equipar seus ambientes didáticos com recursos específicos para o processamento de materiais plásticos, como maquinário para a moldagem por sopro, extrusão de filamentos e moldagem por injeção.

unidade de Maracanaú também conta com o apoio e parceria do Instiituto SENAI de Tecnologia e Inovação, que disponibiliza aos alunos do SENAI um completo laboratório de ensaios técnicos para área de polímeros, o que proporciona um aporte tecnológico diferenciado para o estudo da área.

Atualmente, já é possível se capacitar neste segmento em vários cursos novos que se encontram disponíveis para a comunidade, que irão proporcionar aos profissionais que atuam ou desejam atuar neste segmento, uma formação profissional de alta padrão, da teoria à prática.

Conheça todo o portfólio:
• Matérias-Primas na Indústria de Injeção de Termoplástico – 60h
• Tecnologia Aplicada à Construção de Moldes para Termoplásticos – 40h
• Otimização de Processos de Transformação de Plástico – 60h
• Operador de Injetoras para Termoplásticos – 192h
• Programação e Operação de Máquinas Sopradoras – 80h
• Reciclagem de Materiais Plásticos – 16h
• Técnico em Plástico – 1200h (já com matrículas abertas e vagas limitadas)

Quer saber mais? Visite o site https://www.senai-ce.org.br/para-voce

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA