Do Ceará para a Itália - Centro Internacional de Negócios da FIEC e Sindmóveis efetivam a relevância da Missão ao Salone Del Móbile, em Milão

A visita realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao Salone del Mobile, a maior feira de design de móveis do mundo, teve avaliação positiva de empresários cearenses que integraram a comitiva. A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) participou do evento com o Sindicato das Indústrias do Mobiliário no Ceará (Sindmóveis). O salão ocorreu entre os dias 7 e 12 de junho em Milão, na Itália.

Rennê Osterno Aguiar, dono da Osterno Móveis, considerou a visita ao Salone del Mobile como um espaço de grande aprendizado. "Foi muito boa e interessante a feira. A gente viu as novas tendências do mercado e, no geral, foi muito produtivo, porque podemos aplicá-las nos nossos produtos e trazer um pouco dessa moda, do design para o Ceará", afirmou.

Já Aguiara Neves, da Jacaúna Móveis, ressaltou que a feira traz um grande impacto para as indústrias de todo o mundo. “Tivemos um excelente acompanhamento da CNI, fizemos contatos com fornecedores de maquinários, prováveis clientes e visitamos fábricas de móveis maciço”, contou. 

De acordo com o Especialista de Inteligência Competitiva do Centro Internacional de Negócios (CIN), da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), Fellipe Faria, que integrou a comitiva, a missão teve como foco a prospecção de mercados e a análise das novas tendências do setor. "A gente ficou dois anos parados por causa da pandemia de Covid-19. O mercado ficou fechado, então teve muita novidade, os empresários gostaram muito do ambiente e da feira, e também tudo foi pautado na sustentabilidade", explicou.

Ao todo, cinco empresários cearenses, um do Espírito Santo, dois da Paraíba e um do Rio Grande do Sul participaram dos espaços montados na 60ª edição do evento. A feira contou com mais de 2 mil expositores, oriundos de 30 países. O espaço foi dividido em 24 pavilhões, com empresas que produzem móveis de estilos diferentes.

A visita foi organizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Apex Brasil em parceria com o Centro Internacional de Negócios (CIN), da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), e o Sindicato das Indústrias de Mobiliário do Ceará (Sindmóveis). A missão prospectiva tinha como objetivo apoiar empresários a conhecer novidades e tendências no mercado, com foco na sustentabilidade e consciência ambiental na produção de móveis.

Workshop

Além das visitas aos estandes na feira, os empresários participaram de um workshop de tendências para o futuro do design de móveis e arquitetura. O espaço foi mediado pelo Fundador da Lucchese Design e Professor na Faculdade de Design no Politécnico de Milão, Francesco Lucchese, cujo trabalho é baseado na sustentabilidade.

O arquiteto tratou de tópicos relacionados aos anos 1960 e 1970, que têm grande representação no design mundial. “Espero que a simplicidade se torne a escolha de muitos designs. Não podemos trabalhar apenas com imagens fortes dentro dos espaços. Nós não queremos ter uma casa parecida com um museu. Precisamos de um pouco de tudo, mas precisamos de equilíbrio”, disse.

Visita ao Museu

O grupo visitou também o Museu do Design ADI, no qual houve uma palestra sobre a evolução do design italiano. A visita foi composta por uma série de peças produzidas por artistas do país europeu que têm sua relevância na história do design. Além deste momento, a comitiva também participou de visitas guiadas no Salone Del Mobile e na Fuori Salone.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA