IEL Ceará inicia a execução do programa Profissionais do Futuro

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) iniciou nesta sexta-feira (3/6) o programa Profissionais do Futuro, destinado aos estagiários da Casa. O objetivo é desenvolver os jovens em diversas áreas para prepará-los para os desafios do mercado de trabalho e para que eles possam aprimorar o desempenho de suas funções no Instituto. Participam do programa 12 estagiários divididos em duas turmas, sendo uma de manhã e outra à tarde. 

Para esse programa, foi elaborada uma trilha de desenvolvimento a partir de um levantamento das principais necessidades de treinamento desses estagiários, que incluem competências técnicas (ferramentas de informática) e comportamentais (comunicação, inteligência emocional, atenção e gestão do tempo). As competências serão desenvolvidas por meio de treinamentos, feedback e acompanhamento, job rotation e a participação em outras iniciativas que compõem o Programa IEL de Estágios, como o Potencializar Carreiras, IEL Talks e Semana do Estagiário. 

A trilha está dividida em sete módulos, perfazendo uma carga horária de 36 horas/aula. Os módulos contemplam temáticas como: autoconhecimento e gestão de carreira, auto responsabilidade e protagonismo, comunicação, ferramentas de informática, foco e gestão do tempo, inteligência emocional, criatividade e inovação. Os treinamentos serão ministrados pelos próprios colaboradores do IEL Ceará. Ao final de cada treinamento os estagiários realizarão uma entrega relacionada ao conteúdo abordado.

A analista de Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Sandra Guimarães, explica que o programa irá estimular o aprendizado contínuo e favorecer o protagonismo dos estagiários, contribuindo com a formação de futuros profissionais preparados para as demandas do mercado. “A ideia é desenvolver os jovens talentos do IEL e preparar esses jovens para uma carreira de prosperidade. Acredito que é um programa com muito potencial, que pode se expandir para o mercado, para que possamos desenvolver programas personalizados para os estagiários das empresas”, avalia.    

O estagiário João Pedro Barbosa afirmou que o primeiro dia do programa superou as expectativas. “O IEL nos dá a oportunidade de crescer profissionalmente, de enfrentar os desafios com mais segurança. Acredito que esse programa é muito importante porque irá nos deixar mais confiantes e engajados no nosso trabalho”, declarou.

A estagiária Maria Clara da Silva avaliou como um momento muito enriquecedor e que despertou muitas reflexões. “Tenho certeza que irá me ajudar muito, em todos os requisitos possíveis. Nosso momento hoje foi muito bom e tenho certeza que os outros momentos que virão também. Será de grande importância e de muita aprendizagem. Agradeço à Ana Régia, pela aula, e à Sandra, idealizadora do programa, por pensar em nós, estagiários, para que tenhamos um bom desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional. Só tenho a agradecer”, opinou.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA