31 de Maio: Dia Mundial sem Tabaco. Veja como a atividade física pode ajudar a superar o vício em cigarro e recuperar a saúde

Hoje, 31/05, comemora-se o Dia Mundial sem Tabaco. Dados da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) mostram que, anualmente, mais de 600 milhões de árvores são cortadas para a produção de cigarros; 84 milhões de toneladas de gás carbônico são liberadas no ar, elevando a temperatura global; e cerca de 22 bilhões de litros de água são usados pela indústria do tabaco. Tudo isso resulta na morte direta de 8 milhões de pessoas, em todo o planeta. É como se, a cada ano, o equivalente a mais do que toda a cidade do Rio de Janeiro (que tem cerca de 7 milhões de habitantes) desaparecesse, apenas por efeito do tabagismo.

Um dos principais meios de combater os efeitos do cigarro, principalmente quando se decide parar de fumar, é por meio da prática de atividades físicas. Esse foi o caminho escolhido por Ronny de Oliveira Fernandes, o empresário de 42 anos que, atualmente, pratica natação no SESI da Barra do Ceará. Ele foi fumante ativo por quase 20 anos. “Comecei na adolescência, a princípio, por ‘modinha’. Com o tempo, comecei a trabalhar com produção de eventos, numa rotina mais puxada, e passei a fumar mais compulsivamente. Meu condicionamento físico caiu muito”, explica ele. Além de sentir cansaço e indisposição, ele descobriu problemas na coluna vertebral, o que foi determinante para a decisão de parar com o hábito de fumar e retomar as atividades que praticava, como musculação e a própria natação.

Foi quando entrou no SESI, levando quase toda a família. “As crises pioraram, até que, por conta de uma lombalgia e de uma hérnia de disco, até fiquei sem andar, entrevado mesmo. Procurei ajuda e um dos profissionais me recomendou perder peso e voltar a nadar, para amenizar as dores e evitar uma cirurgia”, relembra Ronny. Hoje, até a esposa dele faz hidroginástica no SESI Barra do Ceará, e três (dos 4) filhos praticam natação. Os problemas de coluna diminuíram, assim como a atividade pulmonar foi melhorada. Tanto que, no último fim de semana, ele participou da Copa Cearense de Natação e ganhou medalha de bronze, no revezamento 4x50m, e ficou em 5º lugar geral no nado borboleta.

Segundo o educador físico do SESI Luiz Diniz, o consumo de cigarros traz riscos severos à saúde, mas as atividades físicas podem e devem ser um instrumento de recuperação da saúde. “O consumo de nicotina por tempo prolongado aumenta os riscos de infarto. Quem deixa de fumar, a atividade física contribui para a melhora da capacidade cardiorrespiratório, da condição aeróbica e acaba aumentando a sensação de bem-estar, pela liberação da endorfina, reduzindo a necessidade de voltar a fumar”, explica.

Benefícios de parar de fumar

O Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

Não existe qualquer benefício à saúde ligado ao fumo. O que está comprovado cientificamente é que, ao parar de fumar, a pessoa sente efeitos positivos imediatos.
Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação volta ao normal.
Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.
Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.
Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.
Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

Quer saber mais sobre como praticar atividades físicas no SESI? Entre em contato pelo telefone: (85) 4009.6300.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA