17º Energia em pauta aborda os investimentos previstos em linhas de transmissão no país e os desafios desta área

As perspectivas positivas em torno do futuro do setor energético brasileiro e cearense, a troca de ideias e o aprendizado marcaram os debates da 17ª edição do Energia em Pauta, evento mensal realizado pelo Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços Elétricos do Estado Ceará (Sindienergia-CE) em parceria com a FIEC e o Sebrae. A discussão ocorreu no Observatório da Indústria, na tarde do dia 26 de maio, estendendo-se para a noite e sendo transmitida ao vivo no canal do Sindienergia no YouTube.

Tendo como tema central “Linhas de transmissão: investimentos previstos no Plano de Desenvolvimento Energético - PDE 2031”, a abordagem teve contribuições de grandes nomes do setor de energia: Reive Barros dos Santos, diretor de Engenharia da Chesf;  Erik Eduardo Rego, diretor de Estudos de Energia Elétrica da Empresa de Pesquisa Energética (EPE); e Armando Abreu, presidente da Qair Brasil; além da moderação de Luis Carlos Queiroz, presidente do Sindienergia-CE e CEO da B&Q.

“Esse é o momento de pensarmos o Brasil daqui pra frente, para o futuro, porque energia é a base de tudo”, antecipou Luis Carlos, apontando a necessidade de exploração do potencial energético do Ceará, de maneira sustentável, protegendo o meio ambiente e reutilizando áreas do Estado suscetíveis à desertificação. O presidente do Sindienergia também apresentou as alternativas em linhas de transmissão previstas para escoar a energia produzida no Ceará e Nordeste brasileiro.

Reive dos Santos, por sua vez, abordou os avanços e desafios postos ao setor, sobretudo ligados ao planejamento de gestão, escoamento pelas linhas de transmissão e geração de energia. “Tendo em vista esse potencial do Nordeste, temos que planejar muito bem as ações, mas há uma dificuldade de saber onde investir com as linhas, devido a aleatoriedade na geração porque isso depende do investidor. O planejamento depende dos pontos de geração. Isso deve estar muito bem alinhado”, apontou.

Erik Rego concordou e destacou a velocidade com que os parques solares são erguidos, por exemplo, no intervalo aproximado de um ano, o que os torna “invisíveis” muitas vezes ao planejador. “Um ano, considerados os prazos de planejamento, é muito rápido. Geração e planejamento da transmissão devem ser alinhados”, defendeu, ao citar que o Ceará, com os investimentos feitos, deverá dobrar a capacidade de escoamento da energia solar e eólica nos próximos dois anos.

Já Armando Abreu reforçou a necessidade de investimento em maquinários, infraestrutura e capacitação para que aquilo que foi planejado possa ser concretizado. “Como investidor, posso afirmar com muita tranquilidade que não temos, no Brasil, disponibilidade de máquinas, painéis, turbinas e infraestrutura suficientes para entregar esse investimento dentro do prazo. Esse é um problema e é algo que precisaremos enfrentar muito em breve”, alertou. 

Além disso, seguindo o propósito de ser um ambiente voltado também para a discussão presencial e troca de ideias entre empresários e membros das áreas interessadas no setor de energia, o evento recebeu também representantes da diretoria do sindicato e do Núcleo de Energia da FIEC; o presidente do Movimento Solar Livre, Hewerton Martins, e empresários do setor, como Lauro Fiúza, do Grupo Servtec. Todos também contribuíram com opiniões para enriquecer a discussão.

Os participantes foram unânimes ao falar do enorme potencial cearense e nordestino e de como os novos investimentos em linhas de transmissão devem priorizar essa região brasileira e suas energias renováveis. Além disso, o grande potencial previsto deve atender com facilidade a demanda brasileira, havendo um volume excedente para exportação.

Todo o debate foi transmitido ao vivo, direto do Observatório da Indústria da FIEC, por meio do canal do Sindienergia no YouTube (Sindienergia CE), e continua disponível na plataforma. Em breve, serão divulgadas as informações e tema para o 18° Energia em Pauta, que será realizado em junho. Os interessados devem ficar atentos às postagens do perfil do Sindienergia-CE no Instagram (@sindienergiaceara).

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA