SENAI Ceará lidera número de projetos em edital de inovação aprovado pela CNI

O Departamento Regional do SENAI Ceará foi o que mais teve projetos aprovados no edital “Plataforma de Inovação para a Indústria” coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), na categoria Aliança Industrial, neste ano, em todo o país. O edital é de concorrência nacional e apoia empresas na criação de seus produtos e processos.

Os três projetos são os seguintes: Gestão de Créditos de Energia em Geração Compartilhada, em parceria com as empresas JRQL Publicidade EIRELI e UFV Jaulie 1 LTDA; Telemetria e Roteirização com Inteligência Artificial na Manutenção da Rede de Distribuição, em parceira com as empresas B& Q Energia LTDA E CAMISA 12 e o Sistema Integrado de Gestão Operacional e Telemetria Veicular, em parceria com as empresas Cristalina Alimentos & Bebidas e Camisa 12.

Os projetos aprovados junto ao SENAI Ceará somam pouco mais de R$ 2 milhões de reais. A UNITEC, braço executivo da Direção Regional do SENAI Ceará, na área de Inovação e Tecnologia, foi elogiada pela equipe do DN pela excelência dos projetos. “O fato de já termos três projetos aprovados é motivo de muito orgulho”, disse o gerente, o Professor Tarcísio Bastos, que complementa: “Hoje, praticamente 100% dos nossos projetos são aprovados, conta.

Depois do Ceará, os Departamentos Regionais do Paraná e de Santa Catarina ficaram em segundo e terceiro lugar, com dois e um projetos aprovados respectivamente. “Isso significa que nós estamos competindo de igual para igual, com os Departamentos Regionais do Sul e Sudeste do país. Agradeço de uma forma especial ao professor e Gerente da Unitec, Tarcísio Bastos, assim como toda a sua equipe e a confiança e o incentivo dado pelo Presidente da Federação das Indústrias do Ceará, Ricardo Cavalcante, junto com sua diretoria, que nos permite executar com excelência, eficácia e com qualidade os projetos que são submetidos e aprovados. Isso nos credencia. Isso nos empolga a produzir cada vez mais”, concluiu o Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda.

Saiba mais sobre os três projetos:

Gestão de Créditos de Energia em Geração Compartilhada - tem o objetivo de construir uma plataforma que permita a gestão, auditoria e cobrança de consórcios e cooperativas de geração compartilhada a partir de arrendamento de usinas solares, permitindo assim que essas usinas possam focar no seu core business e não fiquem limitadas operacionalmente na hora de expandir o mercado-alvo.

Telemetria e roteirização com inteligência artificial na manutenção da rede de distribuição - visa o desenvolvimento de um sistema que propicia a gestão de estoque de cada serviço de manutenção da empresa, além de gerar as rotas dos serviços proporcionando o detalhamento das informações como: a quantidade de combustível gasta, assim como o deslocamento traçado, além do tempo gasto com cada manutenção.

Sistema Integrado de Gestão Operacional e Telemetria Veicular - O terceiro é um sistema de gestão e telemetria e garante os mesmos resultados, além do fato de que o sistema de operação pode ser aplicado dentro da empresa.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA