De casa nova, Centro de Inovação SESI traça novas estratégias para o mercado

Desde dezembro de 2021, o Centro de Inovação do SESI Ceará (CIS) está em Maracanaú, na região metropolitana de Fortaleza. Em novo espaço, a equipe multidisciplinar trabalha focada no desenvolvimento de soluções inovadoras para a indústria, relacionadas ao universo da Saúde e Segurança do Trabalho.

Com apoio do time do Instituto SENAI de Tecnologia (IST), o CIS está mais próximo das empresas do Distrito Industrial de Maracanaú e do Polo Químico de Guaiúba, atendendo a clientes de todo o Ceará, com um portfólio diversificado de inovações tecnológicas, além de trabalhar com soluções customizadas, de acordo com a necessidade de cada indústria.

O Gerente de Inovação do SESI, Carlos Egberto, destaca que a unidade está com excelentes previsões para este ano: "O CIS vem se reinventando e inovando, a equipe está totalmente engajada e próxima das indústrias cearenses, com o foco principal na inovação da Saúde e Segurança do Trabalho. Estamos fechando grandes parcerias, nos últimos meses, e teremos grandes desafios em 2022, com editais, consultorias e projetos de inovação. Estamos sempre visando agregar valor às indústrias. Além disso, nossa parceria é estreita com a UNISSIN - Unidade de Saúde e Segurança para a Indústria - para o desenvolvimento de novos produtos, visando uma maior agilidade e interiorização dos serviços do SESI."

Já o Coordenador do CIS, Bruno Simões, reforça que a nova casa está posicionada de forma estratégica. “Com a vinda do time de Inovação do SESI ao Maracanaú, já recebemos um número maior de demandas industriais, bem como já iniciamos parcerias com o time do IST em alguns projetos. Como próximos passos, vamos firmar acordo com o  Instituto Euvaldo Lodi - IEL, para a contratação de bolsistas do INOVA Talentos, assim, aumentando a nossa capilaridade de desenvolvimento de soluções. Vamos lançar também o edital de credenciamento para o atendimento em escala, com o portfólio próprio do CIS”, comenta.

Algumas novas atividades já foram iniciadas junto a empresas e startups, como o projeto de desenvolvimento de inteligência artificial para gestão e controle da segurança dos colaboradores da B&Q Energia; o desenvolvimento de equipamento de análise oftalmológica que viabiliza exames de retina com menor custo às clínicas e ao Governo, facilitando o acesso da população cearense; e o trabalho focado em segurança do trabalho junto à Durametal, que recentemente implantou a ISO 45001 (certificação de gestão de segurança e saúde do trabalho) e, com ajuda do CIS, tem implantado um programa com o foco na cultura do comportamento seguro do trabalhador. Desde 2020, o Centro de Inovação do SESI também é parceiro da Inovacon (braço tecnológico do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará - SINDUSCON-CE) e a Vicunha (indústria têxtil).

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA