CIN CEARÁ apresenta Projeto de Consultoria de Importação na 31ª reunião de gerentes da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios

A assessora de comércio exterior do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estados do Ceará (FIEC), Marlene Albuquerque, participou nos dias 05, 06 e 07 de abril, da 31ª reunião de gerentes da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), e do Encontro Nacional do Projeto Indústria Global, parceria firmada entre a CNI e o Sebrae Nacional. O Encontro aconteceu em Curitiba, na sede da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP).

O evento teve uma agenda bem extensa voltada para integração de novos negócios, benchmarking,  planejamento estratégico e boas práticas das federações.

O CIN/CE apresentou como projeto inovador a consultoria de importação, visando facilitar a atuação das empresas durante todo o processo de compra de produtos do exterior, apresentando melhores oportunidades de aquisição de matéria-prima e/ou maquinário que tornem a produção industrial mais competitiva.

Pioneiro na prestação de serviços de importação entre os demais CINs, o CIN/CE irá ministrar um workshop para as federações que possuem interesse em integrar esse serviço ao seu portfólio, com data ainda a ser definida.

"Foram dias intensos de trabalho, uma espécie de imersão para pensar em ações inovadoras em conjunto com outros CINs, para desenvolver e fortalecer a indústria brasileira no que se refere à Internacionalização. Foi um momento de resgatar parcerias e fazer benchmarketing nesse novo cenário que a pandemia da covid-19 acabou nos privando. Esse foi o primeiro encontro presencial desde 2019 e foi uma partilha muito gratificante”, declarou Marlene Albuquerque.

No dia 05, o Superintendente de Desenvolvimento Industrial da CNI, Renato da Fonseca, abriu a reunião contextualizando os trabalhos desenvolvidos pela Rede CIN e as novas diretrizes para 2022.

Logo em seguida, a Gerente de Serviços de Internacionalização da Rede CIN, Sarah Saldanha, conduziu a reunião com sua equipe enfatizando o desempenho dos CINs nos últimos dois anos, período marcado pela pandemia e ajustes de ações e projetos.
Também foram discutidos planos de ação para 2022 a nível nacional.

No dia 06 a comitiva visitou o porto de Paranaguá, referência em gestão portuária, e após a visita toda a programação foi dedicada às ações do Projeto Indústria Global, com apresentação dos representantes do Comitê Nacional, que fizeram uma retrospectiva do programa e boas práticas de ações realizadas em âmbito regional e nacional.

O CIN/CE articulou o projeto em 2021, com uma trilha de Internacionalização completa para as empresas que aderiram ao Indústria Global e, para 2022, planeja realizar ações de interiorização.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA