Alunos do SESI SENAI apresentam projetos para estudantes de Harvard e Bentley

Trinta e seis estudantes do 2º ano do Ensino Médio, do SESI SENAI Juazeiro do Norte, tiveram uma experiência única, em uma das aulas. Os alunos do curso de Redes de Computadores apresentaram aplicativos de celular desenvolvidos em sala de aula a acadêmicos de Harvard e Bentley, universidades norte-americanas de renome internacional. A iniciativa partiu do professor de Tecnologia da Informação, Ciwal Santos, da unidade do SENAI do município, que também ministra aulas de energia solar, elétrica e eletrônica e é estudante de Harvard, onde cursa Ciências da Computação em aulas presenciais e remotas.

Após o sucesso da apresentação, o professor destacou que "a juventude tem um potencial infinito, porém se faz necessário instigar, pois até o mais puro dos diamantes também precisou passar por uma lapidação, e essa é a missão do SESI SENAI".

Ciwal pretende se formar até o ano que vem, quando ainda voltará para Harvard para participar de outros módulos da faculdade. Ele intermediou o encontro quando os alunos apresentaram, via meet,  aplicativos de Esportes, Moda, E-commerce, entre outros para os alunos estrangeiros.

 Um dos aplicativos foi o ILLURIA, app que ajuda os alunos a se prepararem para exames como o ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio. A plataforma permite a criação de uma rotina de estudo bem mais produtiva com base em algoritmos – tema de matemática, que é bastante cobrado nas avaliações.

A atividade tem tudo para ser expandida, segundo o gerente do SENAI Juazeiro, Maurício Barreira, que mostrou otimismo diante dos resultados apresentados. “Eu acredito que esse encontro só mostra a qualificação que o ensino SESI/SENAI tem. Fico muito feliz, porque a apresentação deles causou admiração nos estudantes estrangeiros, que reconheceram o potencial dos nossos alunos em desenvolver aplicativos para diferentes áreas do conhecimento. E mais: a qualidade deste tipo de serviço oferecido pelo SESI/SENAI não está abaixo do que é produzido aí fora, o que reforça a nossa capacidade para estarmos à frente de mais iniciativas como esta”, pontuou.

Localizadas no Estado americano de Boston, as Universidades de Harvard e Bentley são referências no ensino superior em todo o mundo. Bentley tem 105 anos de fundação, enquanto Harvard foi criada em 1636, há 386 anos.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA