Ricardo Cavalcante é agraciado pelo Governador Camilo Santana com a Medalha da Abolição


Na noite desta sexta-feira (25/03), o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, recebeu das mãos do Governador Camilo Santana, a Medalha da Abolição, maior honraria concedida pelo Governo do Estado do Ceará. Neste ano, o evento realizado na sede do governo cearense celebrou as edições dos anos de 2020 , 2021 e 2022. A honraria representa o reconhecimento dos esforços do Gestor da FIEC em prol do combate à pandemia, nas ações de fortalecimento da indústria cearense e no protagonismo na implementação do Hub do Hidrogênio Verde.

Além dos homenageados desta edição da Medalha, estiveram presentes da FIEC o 1º Vice-Presidente, Carlos Prado; Os Vice-Presidentes André Montenegro, Roseane Medeiros e Jaime Bellicanta;  Diretores, Gestores e Presidentes de Sindicatos da Indústria; Participaram, ainda, a Vice-Governadora Izolda Cela; o Prefeito de Fortaleza, José Sarto; o Vice-Prefeito, Élcio Batista; O Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique; os Ex-Presidentes da FIEC Beto Studart e  Roberto Macedo; o Ex-Governador Ciro Gomes; Desembargadores; Procuradores; Senadores, Deputados Federais e Estaduais;  Prefeitos; Vereadores, entre diversas outras autoridades, convidados e familiares.

“Me sinto ao mesmo tempo honrado e orgulhoso por tão nobre reconhecimento. Divido essa homenagem com toda a classe industrial do estado, que, com muito trabalho, inteligência e determinação, se uniu para combatermos a pandemia e salvar vidas Graças a essa união, superarmos essa crise e temos conseguido firmar a marca do Ceará no mercado nacional e internacional”, declarou Ricardo Cavalcante.

O Presidente da FIEC aproveitou ainda para agradecer ao amigo e Governador Camilo Santana pelo apoio e parceria constante. “A sua obstinação, respeito ao que é público, espírito de liderança e capacidade de articulação político-institucional, nos anima a seguir acreditando que juntos, conseguiremos fazer do Ceará um celeiro de oportunidades”, destacou.

O Governador Camilo Santana disse que o Presidente da FIEC é um dos grandes parceiros do Ceará, não apenas na concepção do Elmo, mas em toda a caminhada em prol do  desenvolvimento econômico e social cearense. “O Presidente Ricardo sempre esteve à frente das principais ideias e medidas na jornada por um Ceará mais competitivo e justo. O Ricardo enobrece entidade e seus antecessores. A maneira austera e decidida que conduziu à FIEC, em meio às dificuldades que a pandemia impôs ao setor, são provas do caráter e do grande homem público que é Ricardo Cavalcante. A você Ricardo, meu grande obrigado”, completou o Governador cearense, seguido por uma salva de palmas.

 

Nesta edição, receberam a comenda Socorro França (2020), Secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS); Expedito Celeiro (2020), Mestre da Cultura e Artista; Tom Cavalcante (2020), humorista; Capacete Elmo (2021); Nailde Pinheiro (2021), Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará; Preto Zezé (2021), Presidente da CUFA; Amandinha, Jogadora de Futebol de Salão (2022); Ex-Governador e Senador Cid Ferreira Gomes (2022); e Ricardo Cavalcante (2022).

A Medalha da Abolição, instituída em 1963, reconhece o trabalho relevante de brasileiros para o Estado do Ceará ou para o Brasil. A escolha é feita por uma comissão, instituída em um decreto e entregue pessoalmente pelo chefe do Executivo cearense. Grandes autoridades e personalidades do estado já receberam a comenda, entre elas o Industrial José Dias Macedo, o Senador Tasso Jereissati, o cantor e compositor Raimundo Fagner, a Jornalista Adísia Sá, o ator e humorista Chico Anysio, o empresário Airton José Vidal Queiroz, o artista Plástico Sérvulo Esmeraldo, o arquiteto e compositor Fausto Nilo Costa, o ex- Governador Ciro Ferreira Gomes, entre diversos outros.

FIEC no enfrentamento da COVID-19


Entre as diversas ações promovidas por Ricardo Cavalcante, frente a FIEC estão:


- O desenvolvimento do capacete de respiração assistida ELMO em tempo record, em parceria com o Governo do Estado, UFC, UNIFOR E ESMALTEC;


- Doação de mais mil Capacetes Elmos para hospitais públicos cearenses;


- Doação de 300 leitos de UTIs, em parceria com industriais;


- Conserto de 379 respiradores pulmonares;


- Doação de mais de 200 toneladas de alimentos, para mais de 20 mil famílias afetadas pela COVID-19.


- Doação de mais de 1milhão e 200 mil EPIs e aventais;


- Implantação do Centro de Manutenção de Ventiladores Mecânicos Pulmonar;


- Auxílio na Elaboração dos Protocolos para a retomada da Indústria;


- Captação de insumos para o combate a pandemia (cilindros de oxigênio, bombas de infusão, face shields, álcool, máscaras, câmaras de desinfecção e respiradores.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA