FIEC participa do lançamento da 1º Plataforma Interativa de Energias Renováveis do Maranhão

Na última segunda-feira (14/03), o Coordenador do Núcleo de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Joaquim Rolim, participou, representando o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, do lançamento da Plataforma Eosolar, um Atlas Digital Interativo que reúne de forma inédita os estudos e informações sobre o potencial de geração de energia renovável (eólica e solar) que o Maranhão possui.

Também estiveram presentes no evento o Vice-Governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão, o CEO do Grupo Equatorial, Augusto Miranda, a Superintendente Adjunta da ANEEL, Carmen Sanches e o diretor-geral da Gera Maranhão, Alcio Adler. O projeto foi apresentado por Mariana Cavalcante e Lucas Pinheiro, do Grupo Equatorial.

A FIEC é uma das executoras do projeto, juntamente com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Camargo Schubert, a mesma que elaborou o Atlas Eólico e Solar do Ceará. A iniciativa foi desenvolvida através de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Equatorial Energia, em parceria com a Gera Maranhão, e apoiado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que teve o diretor Sandoval Feitosa como grande incentivador do projeto.

"Em 2019, a FIEC lançou, em conjunto com o SEBRAE e a Adece, o primeiro Atlas Híbrido do Brasil, Eólico e Solar do Ceará como uma potente ferramenta digital e interativa, que mostram de forma bem amigável as oportunidades de investimentos em energias renováveis, e por isso foi convidado pelas empresas do Maranhão para ser uma das executoras deste projeto", declarou Joaquim Rolim.

Sobre a Plataforma Eosolar

A plataforma tem como objetivo divulgar e apresentar os dados e resultados de pesquisas realizadas ao longo das campanhas de medições micrometeorológicas no estado. Na plataforma estão disponíveis os mapas preliminares dos recursos eólico, solar e do sistema elétrico atualizado do Maranhão, bem como dados de infraestrutura de rede, de transportes, informações territoriais e econômicas.
 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA