Projeto de conservação e reflorestamento na Região Metropolitana de Fortaleza vai contribuir para preservar 688 milhões de litros de água por ano

Na próxima terça-feira, 22/03, às 9h, acontece o lançamento do projeto, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O encontro faz parte da programação do Dia Mundial da Água, comemorado na data. A iniciativa, uma parceria entre a Associação Caatinga e a Solar, será implementada na Fazenda Raposa, na Região Metropolitana de Fortaleza, caracterizada como Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE).

O novo projeto de reflorestamento e conservação de áreas verdes deve proteger 136 hectares, contribuindo para a recarga hídrica de cerca de 688 milhões de litros de água, por ano, na Bacia Hidrográfica que abastece a região. O investimento do projeto, em 2022, é de cerca de R$ 500 mil reais.

A Fazenda Raposa é uma Unidade de Conservação estadual e tem a gestão compartilhada entre o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, a Prefeitura de Maracanaú e a Universidade Federal do Ceará.

Para simbolizar o início das ações efetivas promovidas pelo projeto, na quarta-feira, dia 23, haverá ainda uma ação de plantio de mudas nativas na Fazenda Raposo, como parte da Festa Anual das Árvores do Ceará. A data faz parte do calendário ambiental do Estado em alinhamento com a Década de Restauração dos Ecossistemas estabelecida pelas Nações Unidas. “Nós estamos muito animados e empenhados pelo sucesso dessa iniciativa. A reposição hídrica é um tema central à sustentabilidade, especialmente na Região Nordeste, onde a água é um recurso escasso e de manejo delicado. Esse projeto está focado na conservação e recomposição florestal que são SBN-Soluções Baseadas na Natureza capazes de garantir um serviço ambiental essencial às populações humanas, que é a provisão de recursos hídricos”, destaca Daniel Fernandes, Coordenador Geral da Associação Caatinga.

Fazenda Raposa - A Fazenda Raposa é propriedade do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC) desde 1969, quando foi doada à instituição pela SC Johnson, companhia familiar multinacional com sede nos EUA. A Universidade usa a localidade para fins de pesquisa e a gestão do espaço é tripartite – através da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema), UFC e Prefeitura de Maracanaú. Um acordo entre as partes, que serão parceiros do projeto, foi celebrado para a execução do projeto pela Associação Caatinga.


Serviço:
Lançamento do Projeto Recuperação Ambiental da Fazenda Raposa
Data: 22 de março, terça-feira (Dia Mundial da Água)
Hora: 9h
Local: FIEC (Av. Barão de Studart, 1980, 5º andar - Aldeota)

Festa anual das árvores do Ceará
Data: 23 de março, quarta-feira
Hora: 9h
Local: ARIE Fazenda Raposa, Maracanaú-CE. (Localização detalhada: Clique aqui)

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA