Redes de negócios planejam atuação integrada para ganhar competitividade

As redes de negócios formadas por empresas dos sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) estão dando um novo passo rumo ao seu fortalecimento. Hoje, as redes atuam setorialmente, beneficiando coletivamente as empresas de cada setor, e a ideia é que as redes se unam para a realização de ações e compras conjuntas para obter ainda mais vantagens competitivas e, juntas, fazer a diferença. 

A estratégia foi discutida durante reunião realizada na tarde da última quarta-feira (23/2), na Casa da Indústria, durante encontro de gestores das redes de negócios da FIEC, capitaneado pela superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) e líder do Fortalecimento Sindical da FIEC, Dana Nunes. Participaram da reunião Alex Martins, da Rede Pão, Paulo Barreto, Rede Multiquímica, Nelson Prado Filho, da Rede Lácteos, Alfredo Vasconcelos Júnior, da Rede Rochas, Roberto Sombra, da Rede Renome, Marcelo Tavares, da Rede Cerâmica, Kerley Torres, do Sindsorvetes, Cristina Moreira, coordenadora do Núcleo de Convênios e Parcerias (Nucop), Lúcia Abreu, analista do Nucop, além dos consultores Jack Schaumann e Hugo Canamary.

Dana Nunes explicou que o objetivo é estimular a geração de negócios inter-redes, favorecer a integração entre elas e construir em conjunto estratégias de atuação conjunta. “O que podemos fazer em conjunto? Essa é a provocação que lançamos ao grupo no sentido de estimular a reflexão sobre as possibilidades que podem ser exploradas para a geração de novos negócios. A partir de agora vamos iniciar um movimento de construção dos passos seguintes, dando todo o suporte para que essa união possa, de fato, se concretizar”, explicou Dana. 

Durante a reunião, os líderes das redes de negócios tiveram a oportunidade de apresentar as ações realizadas e os resultados colhidos por cada rede. Há vários anos, a FIEC em parceria com o Sebrae realiza um trabalho de estímulo ao associativismo e à cooperação, com foco nos sindicatos filiados à FIEC, que resultou na criação ou na revitalização de diversas redes de negócios. Por meio das redes, as empresas ganham poder de barganha e passam a explorar, de forma coletiva, outras oportunidades, como vendas e promoção. 

Para Alex Martins, da Rede Pão, as reuniões realizadas semanalmente são fundamentais para o sucesso da rede por criar um elo de confiança entre os empresários. “A união faz a força e a motivação faz a rede andar”, declarou. 

Após as apresentações, o grupo definiu que será marcado um novo momento para a construção de um planejamento estratégico inter redes, a ser conduzido por Jack Schaumann, com o objetivo de discutir e elencar as soluções e oportunidades que possam ser empreendidas, em conjunto, para contribuir com o fortalecimento e a competitividade das indústrias.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA