Ricardo Cavalcante apresenta Observatório da Indústria e oportunidades do H2V aos Industriais do Fórum Norte e Nordeste da Construção Civil no Macapá

Nesta sexta-feira (18/02), o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e da Associação Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante, apresentou o Observatório da Indústria e as oportunidades do Hub do Hidrogênio Verde (H2V) aos participantes da 1ª edição de 2022 do Fórum Norte e Nordeste da Construção Civil (FNNIC), na capital do Amapá. Entre os presentes no evento, Marcos Holanda, Presidente do FNNIC; o Vice-Presidente da FIEC, André Montenegro; Alexandre Cordeiro, Superintendente Nacional de Habitação da Caixa; Da FIEC, o Diretor de Inovação e Tecnologia, Sampaio Filho; e o Diretor Administrativo, Chico Esteves; Do SINDUSCON-CE estavam também o Presidente, Patriolino Dias; o Vice-Presidente da Área Imobiliária, José Carlos Braide Nogueira da Gama; O Diretor de Obras de Interesse Social, Francisco Kubrusly Neto; além de todos os todos os Presidentes das instituições do Norte e Nordeste da Construção Civil.

“Colocamos o Observatório da Indústria à disposição dos Industriais da Construção Civil, que podem ser muito beneficiados pelo Centro de Dados da FIEC. Através de tecnologia de ponta, conseguimos entregar as necessidades de forma individualizada, para que o gestor possa atuar de forma estratégica, efetiva e eficiente, promovendo o crescimento empresarial, além de gerar mais emprego e renda à população”, Declarou Ricardo Cavalcante, informando sobre a importância da plataforma para o setor.

O Presidente da FIEC e da Associação Nordeste Forte apresentou, ainda, projetos voltados para a construção civil desenvolvidos na Federação das Indústrias cearense, como o Projeto Rede Obras Digitais, que consegue ter o controle dos processos de obras de forma automatizada, por satélite, o que possibilita agilidade, gerenciamento inteligente e instantâneo.

Em seguida, Ricardo Cavalcante apresentou as benesses e oportunidades advindas com esta que é considerada uma das principais novas fontes energéticas do mundo, o Hidrogênio Verde. “Hoje, o Brasil, dito pelos grandes especialistas do mundo, vai ser a OPEP do H2V.  São diversas oportunidades para a construção civil. Só o Ceará tem mais de 20 bilhões de euros para projetos do Hidrogênio Verde, o que vai impactar diretamente esse setor de obras”, disse o Gestor informando que o mundo inteiro se mobiliza para ter acesso a fonte energética e descarbonizar o planeta.

Observatório da Indústria

O Centro de Dados cearense atua com tecnologia de ponta e inteligência artificial, possibilitando a construção de levantamentos e cruzamentos de dados, criação de cenários, acesso às informações estratégicas atualizadas 24 horas, trabalho de prospecção via algoritmos, previsibilidade de faturamentos, atração de investidores, entre outros. Realiza ainda coleta, tratamento, produção e difusão de conhecimento especializado e a criação de ambientes capazes de fortalecer o empreendedorismo, a inovação e a sustentabilidade, permitindo a interação, aproveitamento de oportunidades e geração de negócios.


Hidrogênio Verde

O Hidrogênio Verde (H2V) é uma energia limpa obtida através da eletrólise, a partir de fontes renováveis como a energia eólica e solar, sem a emissão de carbono, o que possibilita a descarbonização do planeta.

O Nordeste brasileiro é visto como uma das regiões mais promissoras do globo para a sua produção, de acordo com relatório da Bloomberg, e poderá aplicar a produção energéticas em diversas frentes, como a da exportação de energia e amônia verde, além da implantação no mercado local em plantas industriais, equipamentos, veículos, entre outros.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA