SENAI Ceará inicia incubação de startups no Instituto SENAI de Tecnologia

O SENAI Ceará iniciou, em abril, o primeiro ciclo do Pré-Acelera SENAI 2021, uma ação da Unidade de Educação (Uned) em parceria com a Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec), com o objetivo de dar continuidade à Saga da Inovação, levando alunos e o corpo docente a melhorar as soluções criadas para problemas reais da indústria.

Três empresas foram finalistas no Programa, e na última segunda-feira (07/02), elas iniciaram o processo de incubação no Instituto SENAI de Tecnologia, em Maracanaú. Essa fase consiste em uma imersão de quatro meses com foco no negócio, para que os projetos possam ser apresentados às indústrias e para que sejam iniciadas as fases de testes.

“Este é um momento para criar uma visão empreendedora e de negócios nas startups, além de analisar tudo o que foi criado durante o projeto e saber o que tem viés de mercado”, afirma Camila Forte, Líder do Habitat de Inovação do SENAI Ceará.

O Programa Pré-Acelera é um dos mecanismos de apoio às ações desenvolvidas na Instituição por alunos e professores, fomentando a geração de negócios nas unidades do SENAI e fortalecendo o ecossistema empreendedor. Ele tem o intuito de  apoiar ideias e orientar os criadores dos projetos com suporte para a consolidação, execução e constituição de negócios.

O Programa trabalha a capacitação dos empreendedores para que possam colocar suas ideias no mercado de forma rápida e consistente por meio de mentorias com especialistas do mercado em áreas como tecnologia, negócios, investimentos, contabilidade, finanças, jurídico e para a formação de equipes empreendedoras que poderão tornar-se startups, além de fornecer a infraestrutura adequada. Os projetos escolhidos passam a ter o apoio e a mentoria necessários para validação do negócio/produto e experiências diferenciadas na jornada empreendedora.

“O SENAI Ceará sempre abriu muitas oportunidades para a gente e quando surgiu a oportunidade de criar um projeto inovador, a instituição nos deu 100% de apoio”, destaca Emília Rêgo, aluna do SENAI.

As startups

LESS TIME, que tem como objetivo diminuir os problemas que podem ocasionar menor produtividade nas empresas, reduzindo a burocratização dos processos de almoxarifado, criando um padrão de contagem de recursos físicos, melhorando a comunicação entre os setores. Equipe dos alunos do SENAI Jacarecanga: Getúlio Santos, Luiz Davi, Lucy Santos, Pedro Tamahino e Alexia Dias.

D’ÁGUA POINT tem como palavra central o “controle”, e foi desenvolvida com o objetivo de, por meio de sensores de vazão em tubulações chave, diminuir o consumo de água de casas, empresas e condomínios.  Equipe dos alunos do SENAI Jacarecanga: Cauan Pinheiro, Anderson Bruno, Emília Rêgo e Karine Mariano.

Já o DUOTEC, é um projeto que tem o objetivo de produzir e economizar energia por meio da utilização de energia cinética de máquinas pesadas. Equipe dos alunos do SENAI Barra do Ceará: Yuri Marques e Renan Cavalcante.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA